Orientação interna, por Sri Ramana Maharshi: “todo o esforço (espiritual) é só pra isso”

Pergunta: Sou um iniciante. Como deveria começar?

BHAGAVAN SRI RAMANA MAHARSHI: “Onde você está agora? Onde é a meta? Qual é a distância a ser percorrida? O Ser não está em nenhum lugar longe para ser alcançado. Você sempre é isso. Você só tem que desistir do seu hábito, esse hábito de longa data, de se identificar com o não-Ser. Todo esforço é só pra isso. Ao orientar sua mente pra fora, você tem visto o mundo, o não-Ser. Se você orientar sua mente pra dentro, você verá o Ser.”

(do livro “Day by Day”, 5-1-1946)

Nosso hábito (de longa data) de orientar a mente pra fora começa todos os dias já quando acordamos. Olhamos um celular, lembramos do que temos que fazer, vamos ao banheiro ou à cozinha fazer café. Mesmo a lembrança de uma tarefa ainda quando estamos deitados na cama é algo “fora”, pois é algo futuro, projetado, que não está ali. Fora, fora, fora.

E assim vamos pelo resto do dia. Lembrando, projetando, pensando mais além, daqui a pouco, à tarde, à noite, amanhã, a próxima coisa. Mesmo sozinhos, podemos estar 100% do tempo mentalmente voltados para fora. Não vemos nada dentro, nem sequer refletimos sobre o que está sendo visto fora – andamos como se fôssemos vítimas de todo o movimento externo, e de todo movimento mental. E aqui podemos contemplar longamente, pois todo o mundo e seus problemas decorre daí.

Contemplemos. Com a mente orientada para dentro.

//////////

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Reações à entrevista de Hawking: Deepak Chopra, Marcelo Gleiser e Paulo Coelho
“Estou surpreso que Stephen Hawking tenha feito um pronunciamento dizendo que o...
Read More
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *