Mais dicas de como jogar Cartola FC – parte 3

Há dois anos publiquei aqui “10 Dicas Básicas de Como Jogar Cartola FC“, e ano passado uma continuação com “10 Dicas (Nem Tão) Básicas de Como Jogar Cartola FC“. Este ano (2009), quando o Cartola atingiu a fantástica marca de mais de 1 milhão de times montados (!), não dá pra não se empolgar e publicar mais um no fundo das redes. Existem mil maneiras de se montar um time no Cartola, qual a sua?

1) Quanto mais estatísticas melhor. Quanto mais você fuçar os números, melhor fica o time. Dentro do jogo do Cartola FC estão as estatísticas mais importantes, fuçando ali e fuçando certo, reorganizando as colunas, presetando atenção nos contextos, etc, você acerta mais que meio time. Você também pode pegar outros números importantes, como desempenho dentro e fora-de-casa, e melhores ataques e defesas, no GloboEsporte.com (“Estatísticas do Time”).

2) As rodadas mais recentes são mais importantes. Se você ficar olhando sempre as estatísticas consolidadas do campeonato inteiro, pode perder tendências importantes como ascensão de times com novos técnicos, equipes com novos jogadores ou simplesmente melhores jogos. Veja esse post do Lédio Carmona e entenda mais.

3) Saber de números x saber de futebol. Um dos meus amigos que joga CartolaFC tem a tese de que não é preciso entender de futebol pra jogar bem Cartola. É uma afirmação interessante, e de fato é possível. Mas quando o jogo aperta e seus adversários de liga se aproximam, é melhor que você saiba do que se trata o jogo. Tendências de derrota por causa de desfalques, sequência de vitórias de times grandes, palpites de azarão, jogos que “dão pinta” disso ou daquilo, etc, podem definir a escalação de jogadores que vencem uma rodada. Quem assiste, e assiste muito, leva vantagem na decisão.

4) Use o Olheiro. Uma função discreta mas importante é a comparação do desempenho de até 5 jogadores nas últimas 8 rodadas, que você encontra clicando em “Jogadores” e depois em “Olheiro”. Alguns jogadores importantes passam por fases de altos e baixos, como Borges, Val Baiano, Guiñazu, Leandro Domingues, etc, e passam a pontuar baixo em jogos seguidos.

5) Na dúvida, confronte os jogadores em seus jogos específicos. Se você tem dúvida entre dois atacantes e as estatísticas não conseguiram resolver, tente se perguntar qual deles está melhor, qual joga no time em melhor momento no campeonato e contra que defesa vai jogar. “Será que o Roger-VIT fazer no gol no Marcos-PAL, na Bahia, é mais fácil que o Alecsandro-INT fazer gol no Fabio-CRU, em Porto Alegre?”.

6) Regulamento debaixo do braço. Essa dica é básica e já foi falada antes, mas saber muito bem as pontuações que as regras determinam é fundamental. Ainda mais este ano, que teve algumas alterações, como pontuação de gol feito (+8) e roubadas de bola (+1,7).

7) Procure mais dicas por aí. Você chegou aqui, não chegou? ;) Veja outros blogs, veja no Twitter e use o Google pra ver como as pessoas estão escalando seus times e em que isso pode lhe ajudar. Um blog novo e bem maneiro é o esse aqui, não-oficial mas bem acurado e atualizado.

8) Scouts antes no GE. O GloboEsporte.com está publicando os scouts dos jogos com antecedência e já dá pra saber alguma coisa por ali. São os aperitivos anabolizados.

9) Sportv + PFC = WIN! Vários programas do Sportv estão falando, comentando e discutindo o CartolaFC, e comentaristas como Renato Maurício Prado e Lédio Carmona são jogadores fiéis e entendem do negócio. É o CartolaFC HD!

10) Zoe muito. Qual a graça de ganhar uma rodada sem zoar seus amigos? Calibre sua pontaria, aposte no seu time e corra pro abraço da zoação quando você aparecer na liderança da rodada! Todos esperam esse aguardado dia e todos tem a sua vez. E alguns tem várias. Agora que você tá bem calibrado de dicas, quem sabe? ;)

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
By the dharma is meant the heart
By the dharma is meant the heart, for there is not dharma...
Read More
Join the Conversation

3 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *