10 dicas básicas de como jogar o Cartola FC

O fantasy de futebol da Globo.com é mais divertido, instigante e fácil que a maioria das pessoas imagina, e a única coisa que você realmente precisa fazer é abrir uma conta e montar um time com os jogadores que estão oficialmente inscritos no Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A. Isso quer dizer que o Cartola FC é um jogo de ficção, só de brincadeira, mas cuja pontuação leva em conta os jogadores reais e seus desempenhos reais nos jogos reais (desse fim de semana, por exemplo). Então boa sorte no Cartola FC:

1) Tenha um bom patrimônio. Nenhum time consegue ser competitivo sem um bom patrimônio. É a base para você conseguir ter jogadores caros – como Rogério Ceni, Thiago Neves, Fred – e subir posições em poucas rodadas. Time com 80 cartoletas ou menos está fora do páreo. Pense a partir de 110 ou 120 cartoletas.

2) Mude seu time a cada rodada. Seja qual for o critério (jogo em casa ou fora, confronto de táticas ou times diferentes, posição atual na tabela, desfalques, etc), mudar o time é o barato do jogo. Cada jogador conta. Em cada rodada.

3) Jogue com a lógica, não com o coração. Esqueça o time que você torce e aposte em que você acha que vai realmente vencer, fazer gol, pontuar bem.

4) Forme ou entre para ligas maneiras.
Jogar sozinho não tem graça. Faça seus amigos entrarem no jogo ou procure uma liga que você curta e tenha contato com os cartolas.

5) Preste (muita) atenção aos números. Dos times (se têm bom ataque, se jogam bem em casa…) e de cada jogador, detalhadamente (número de faltas, cartões, jogos sem sofrer gol, participações, assistências, finalizações…). Como diz o Ted, com algum exagero: “não é preciso entender de futebol para ir bem no Cartola FC”. Mas, de número, é preciso.

6) Jogue com o regulamento do Cartola FC. Conheça as regras de pontuação dos jogadores e saiba que cada ponto de cada jogador no Cartola obedece a essa tabela. O resto é conversa fiada.

7) Leia o blog do Cartola FC e fique atento ao noticiário. O blog traz as escalações prováveis, dá as prévias dos escaltes dos jogadores e informa de cancelamentos e ajustes no jogo. Além do blog, leia os principais sites e fontes de notícias – os técnicos mudam suas escalações em cima da hora, jogadores são absolvidos na véspera, jogos são transferidos, opiniões e avaliações são feitas todo dia por especialistas.

8) Assista aos jogos! Pra confiar num determinado jogador, técnico ou time, o melhor a fazer é ver o jogo. O que não deveria ser nenhum sacrifício. ;)

9) Analise seus erros e acertos. Troque de estratégia durante o jogo, abandone jogadores que não correspondam às suas expectativas, teste táticas diferentes, enfim, jogue.

10) Sem tempo? Use o assistente técnico. Se você não puder atualizar seu time ou escalou jogadores não-confirmados, use o assistente técnico, que subsitui os jogadores não-escalados do seu time. Mas tome cuidado, pq o assistente tem que ser bem configurado para jogar a favor.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Sitting in a state of meditation…”
“Sitting in a state of meditation, you must be more alive and...
Read More
Join the Conversation

54 Comments

  1. says: nando

    Aqui só o sr Saddi FC está acima de mim na tabela. E é uma coisa assim, passageira, né Saddi? Volta e meia ele desce e eu o vejo no retrovisor, passando noites em claro escalando o time. ;)

    Zarabatana só tá na frente no critério patrimônio. E nem quero competir nesse. ;)

    ORailly, pra variar, só no gogó. (hauhauhua)

    Lello! Tua média tava subindo mas desceu na última rodada! Muda o time! ;)

    p.s.: time bom msm é esse web apps globocom!!! q honra!

  2. says: newtonfo

    Nando,

    boas dicas. Pode tentar usá-las para tentar alcançar o newtonfo-AC, time A do Grupo newtonfo. O escrete acriano ainda não fez menos de 95 pontos numa rodada em Agosto.

    ALoha!

  3. says: nando

    Grande NewtonFo! O inventor está aqui! :)

    Cara, procurei procurei e na LigaFo só vi um tal de NewtonFo FC, 13.o no geral. Dharmaloggers em 2.o, apenas 1 ponto (isso mesmo, 1 ponto!) atrás do líder.

    Tem um newtonfo-AC na liga Camisa, realmente tá na frente do Dharmaloggers, mas só se a contagem se limitar a agosto. No geral, Dharmaloggers tem mais pontos.

    Mas vamos lá, faça sua aposta. :)

    Aloha!

  4. says: felipe

    eu so o 12 no ranking quem kizer dicas ouvem o q eu vo falar jogam no 4-3-3 botam dois volantes (toró) e um meia ofensivo(marcinho)bote principalmente jogadores de flamengo ou cruzeiro ou de times q jogam contra ipatinga vitoria e outros times ruins si for melhor q esses times joguem em casa!!!!!qm kizer !!!!

    1. says: André Souza

      Vc não bota o time para jogar!
      A cada rodada do brasileirão os jogadores jogam na vida real se jogarem bem e fizerem pontos acima da sua ultima pontuação vc ganha patrimonio"
      Entendeu?

  5. says: Felipe Lenhard Kern

    Muito obrigado pelas dicas, vou até copiar tudo para ver se eu estou fazendo tudo isso, pq eu estou cansado de fazer entre 15.00 e 50:00, eu quero fazer 90:00 entre 120:00, valeu!!

    1. says: andre souza

      Só vc colocar jogadores que fizeram negativos ou menos de 2 pontos na ultima rodada!
      Se na rodada eles fizerem uma boa pontuação vc ganha cartoletas cara!
      Foi assim que eu fiquei com 333 cartoletas.

  6. says: nando

    vc tem q investir em jogadores que vc aposta que irão valorizar, ou seja, quem vai ter bons desempenhos e valor maior que o atual. Uma estrategia decurto prazo eh escalar quem esta com variação negativa, ou seja, em vermelho. Qto pior, melhor. ;)

  7. says: Leonardo

    aki eu tenhu uma conta no cartola Fc mas eu coloquei cpf do meu responsável errado,ou seja,eu digitei qualquer número pq meu pai naum quis me passar o seu cpf… Isto interfere se eu der a sorte de ganhar o prêmio final?

  8. says: nando

    Leonardo,

    Você tem que ser maior de 18 anos e o CPF tem que ser obrigatoriamente o seu – está nas regras do Cartola FC. Mas acho que você consegue editar seu cadastro e mudar esse número para o seu, mas não tenho certeza. Qualquer coisa, manda um email pra eles (mesmo se você não tiver CPF, pergunte se não pode usar um outro documento).

    Bom jogo!

  9. says: Augusto

    KARA 72 DE PATRIMONIO EH MUITO POUKO..!
    BOTE BASTANTE JOGADORES QUE DESVALORIZARÃO NA ULTIMA RODADA..!

    EU POR EXEMPLO ESTOU COM 150 CARTOLETAS!

    USAHUAHUS! FIZ 110 PONTOS NA ULTIMA RODADA!!

    RUMO TOP10..!

    VALEW..

  10. says: Vítor

    O nome do meu time é SantistaRoxxo
    sempre estou entre os 200 na liga do santos
    não sigo metade dessas regras
    aconselho seguir as dicas 8, 2 e 3.
    vlw fera

    entra la na liga transpetro
    flw

  11. says: nando

    Vitor: falae suas dicas! qual teu patrimônio?

    Romulo: a média não importa tanto quanto as variações (coluna dos indicadores verde e vermelho), porque é ali que se define se o valor sobe ou desce a cada rodada. Na verdade, este ano o Cartola tá considerando o conjunto das últimas 4 rodadas pra essa variação.

    Valeu! Bom jogo!

  12. says: nando

    kmn,

    primeiro, escolha jogadores com variação negativa (vermelho).

    segundo, escolha jogadores que têm mais chances de ter pontuação alta na próxima rodada, ainda que nada seja garantido nunca (veja o kléber ontem que era pra virar artilheiro do campeonato jogando em casa contra o atl-pr e acabou sendo expulso e pontuando negativamente).

    terceiro, não escolha jogadores que custem mais de 15 cartoletas, a valorizacao eh mais improvavel.

    alguns nomes: willians (fla), rafael toloi (goi), fabio santos (gre), fernandinho (bar), val baiano (bar), obina (pal), dagoberto (sp), petkovic (fla), felipe menezes (goi), renan oliveira (atl-mg), augusto (ava), leandro castaneda (bar), wallace (vit), henrique (cor), souza (pal), etc.

    bom jogo!

  13. says: andre souza

    Val baiano e etc….
    Procure comprar jogadores que vão estreiar assim se fizerem uma boa pontuação te dara muitas cartoletas!
    Compre jogadores que fizeram negativo ou menos de 2 pontos na ultima rodada,se ele fizer uma boa pontuação ele te dará muitas cartoletas!

  14. says: tri mirim

    eu ja montei meu time ta muito caro os caras o ronaldinho lfabiano neymar custam 30 cartoletas naum me pergunte como entrei porque eu entrei sem querer

  15. says: Guilherme

    Em tres anos que eu jogo o Cartola.. Nunca fikei abaixo da segunda posiçao no ranking geral no final do ano. Nesse ano de 2011 eu ja to com 391,22 c$… Minha maior pontuaçao foi de 168 pontos em uma rodada, implacando 9 jogadores e o tecnico no ranking da rodada. Ja ganhei varios premios jogando cartola. Eu so entro nas ligas que os 10 melhores do mes criam para disputar com pessoas do meu nivel…
    Precisando de dias entrem em contato no meu twitter @gui_oliveira 25 toda vespera de rodada eu posto uma dica boa la.
    Me sigam ai cartoleiros que eu te sigo de volta e envio convite pra vc participar da minha liga Vip so para os 10 primeiros.
    Tamo junto

  16. says: moshe costa

    por favor faz tempo que eu pergunto isso a alguém e ninguém sabe, é por quer é meu primeiro ano no cartola ai eu não sei.. alguém pode me dizer se o patrimônio no cartola 2011, agente pode ficar com ele para o proximo ano, pode ficar para 2012?

    1. Estourou o número de ligas? Esse seria o único motivo. Tem um limite.

      Ou então você já está na liga de outra cidade, talvez a que está no seu cadastro da Globo.com/Cartola.

      Dá uma olhada nisso.

      Valeu, bom jogo!

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *