Entenda o futebol americano: regras básicas e dicas para curtir a NFL em 8 tópicos

Apesar de parecer apenas um esporte violento e feito para jogadores brutamontes, o futebol americano é um dos esportes coletivos mais fascinantes do mundo. O jogo tático e estratégico, o trabalho de equipe e a destreza técnica de quarterbacks e receivers são algumas das virtudes imbatíveis desse esporte, que também possui uma das ligas e jogos mais organizados e bem promovidos entre todos os esportes. Falo mais sobre isso em outro post, agora gostaria de expor as regras básicas do futebol para que qualquer um consiga assistir e curtir um simples jogo (que, no Brasil, é transmitodo pela a ESPN). No fim deste post há links de referência para quem quiser ir além. E num post próximo colocarei vários vídeos do YouTube para explicar melhor cada uma das regras. Então vamos lá.

1. O objetivo.

Fazer mais pontos que o adversário.

Por exemplo: Ganhador 14×13 Perdedor.

2. Como se faz pontos.

Há duas maneiras principais.

Touchdown. O tipo mais venerado de pontuação. Vale 6 pontos. O jogador do time tem que entrar na “end zone” (espécie de grande área) do adversário com o domínio da bola. É touchdown! Cada touchdown dá direito a outro(s) ponto(s): você pode escolher entre um chute de 1 ponto (gol extra) ou uma nova tentativa de jogada para a endzone, que vale 2 pontos. Normalmente os times escolhem a primeira opção (gol extra), e provavelmente é esse chute que a maioria dos brasileiros vê e confunde com o touchdown. Mas o objetivo número 1 mesmo é o touchdown, e não esse chute por cima da trave.

Field gol. A segunda forma de se fazer pontos é através de um chute de qualquer lugar do campo que deve passar entre as “pernas” da trave invertida. Passou, é gol. Vale 3 pontos. Mas não é fácil, por isso o time tenta chegar o mais perto possível da trave, e só então chuta. “Perto”, no caso, é algo entre 20 e 40 jardas. A partir de 50 já é um chute difícil, e a partir de 60 (ou seja, você não está no campo adversário, mas no seu próprio campo), praticamente nenhum time tenta.

Há mais duas formas básicas de se pontuar.

Gol extra. Já explicado no touchdown.

Safety. Quando o dono da bola é “nocauteado” (tackled) dentro da sua própria endzone. Lance não muito frequente. Vale 2 pontos. Não se preocupe em saber desse agora, pq ele não é muito básico.

3. Como se faz touchdown ou field gol.

Em resumo, indo em frente. Avançando no campo em direção à endzone adversária. O campo é dividido em jardas (1 jarda = 0.9144 metros), e cada linha branca curta significa uma marca de 5 jardas. Todos os campos tem as marcas de linha curta (5 jardas) e linhas completas, de lateral a lateral (10 jardas), que contém os números grandes.

Down. Grave esse nome. Cada down significa uma tentativa de correr 10 jardas no campo. E de 10 em 10 jardas você chega à endzone do adversário. Fácil, né.

Agora a parte mais complexa: seu time tem 4 downs disponíveis para tentar correr essas 10 jardas. Elas podem se somar: no primeiro down você consegue avançar 3 jardas, no segundo 5 e no último mais 2, pronto, deu 10 jardas. Mas pode ser numa jogada só: a bola rola (snap) e um jogador com a pose de bola corre 10 jardas ou faz um passe pra alguém a 10 jardas ou mais do objetivo. Pronto, tem direito a mais um “first down”, ou seja, tem mais 4 downs disponíveis, pra avançar um novo trecho de 10 jardas.

Note na tv que junto ao placar sempre é informado qual down está e quantas jardas faltam para se conseguir um novo “first down”. Se diz 1st & 10, quer dizer que é a primeira jogada e faltam todas as 10 jardas para uma nova conquista. Se diz 2nd & 7, quer dizer que você já andou 3 jardas no primeiro down, e está indo pro segundo. Se diz 3rd & 1, quer dizer que só falta 1 jarda e você está na terceira tentativa.

Como saber onde é o início e o final de cada conjunto de 10 jardas? Na transmissão da tv é fácil: onde o jogador começa a jogada, com a bola no chão, é o início; onde há uma lista amarela, gerada pelo computador, é onde termina. Se você está no estádio, a marca-objetivo das 10 jardas é sinalizada por dois sujeitos que seguram um mega-poste laranja em cada lateral do campo.

Sobre o “quarto down”. Você vai notar que, apesar de ter 4 downs pra avançar 10 jardas, a maioria dos times só usa 3 para tentar avançar, e se não conseguir, prefere o “punt”, que é um chute de reposição com o objetivo de botar a bola o mais longe possível do seu próprio campo para que o outro time tenha que correr mais jardas para marcar. Por que isso? Porque se você não conseguir avançar na quarta tentativa (“quarto down”), você perde a bola onde ela está, e geralmente é num lugar bom para o time adversário – meio do campo ou na sua metade.

4. Como se conquistam jardas?

Do mesmo jeito: indo em frente. Se a bola tá com você, dê um passo à frente e pronto, você conquistou uma jarda. No jogo de verdade, isso é bem difícil, pois há 11 especialistas gigantes e atentos do outro lado defendendo cada jarda adversária (e eles só defendem, pois no futebol americano há um time inteiro de defesa e outro time inteiro de ataque). É um jogo de pontos baseado num jogo territorial. Há duas maneiras principais de ir em frente: via “chão”, ou seja, correndo com a bola, ou via “ar”, através do passe. Há jogadores especializados nos dois tipos de ganho de jardas. Veja os nomes das posições, como sugerem suas funções: running back e wide receivers.

Perder jardas também é possível. Basta que o time adversário pressione e faça você andar pra trás. Ou então o seu time fazer uma falta e ser penalizado com, por exemplo, 5 ou 10 jardas. Aí ao invés do seu time ter 4 downs pra conquistar 10 jardas, terá os mesmos downs pra correr 15 ou 20 jardas.

5. Como impedir um time de conquistar jardas.

Ou: qual a diversão de ser a defesa. O objetivo mais nobre da defesa é retomar a posse de bola. Ou você faz isso indo em direção a ela e arrancando do adversário, seja impedindo fisicamente os jogadores do outro time ou interceptando a bola, ou defendendo tão bem que o adversário não consiga avançar 10 jardas em 4 tentativas, e tenha que devolver gentilmente a bola pra você (através do punt).

Três conquistas de defesa são especialmente comemoradas: 1) a interceptação, que é quando você pega a bola do adversário quando ele faz um lançamento ou passe, 2) um “tackle” (ou “sack”, se for no quarterback), movimento onde se alcança e leva ao chão o adversário que está carregando a bola, e 3) o “fumble”, quando a bola escapa da posse de um jogador, que acontece normalmente após um tackle.

Note que, ao ser defesa, você também ataca. Há uma marcação, mas há também um “bote” nos jogadores-chave da jogada em andamento para que eles percam a bola ou desistam de avançar. E quando a bola é lançada ao ar, ou o quarterback é muito bom ou a sorte está lançada.

6. Os jogadores.

Quarterback é o mais famoso. É o armador das jogadas. Ele é o cérebro do time e é responsável pela tática (junto ou recebendo ordens direta do técnico) de cada down e de cada avanço. Usualmente é o dono do passe mais perfeito e da melhor visão de jogo. O quarterback faz parte do time de ataque.

Cada time tem uma formação de ataque (11 jogadores) e uma de defesa (outros 11 jogadores), além de um time especial e do chutador (kicker), que faz os field gols.

Para saber mais sobre as formações e posições, veja esse tutorial da BBC.

7. Como é o campeonato.

Os Estados Unidos é dividido em duas metades, ou conferências: a Leste e a Oeste. Ou NFC e AFC. Há 16 times em cada um desses lados, e após a temporada normal classificatória, 8 passam de cada lado para os “playoffs”. Os playoffs são o “mata-mata”, onde há jogos simples entre os classificados e deles saem 4 de cada lado, e então 2, que fazem a final das conferências. O vencedor de cada conferência vai para a grande final do ano, também conhecida como… Superbowl!

P.S.: Entre a fase classificatória e os playoffs há uma pequena repescagem chamada de semana dos “wild cards”, onde alguns times tentam uma última chance (4 vagas) de passar aos playoffs.

P.S.2: NFL significa National Football League, e é a sigla que denota ao mesmo tempo a liga e a entidade organizadores (tipo a CBF). Segue o modelo da NBA. As siglas das conferências significam American Football Championship (AFC) e National Football Championship (NFC) – é um pouco repetitivo mas é assim mesmo, resultado da história da liga.

8. Pra quem torcer?

Depende de que tipo de coisa você curte num time e das suas preferências pessoais, como jogadores, cidades ou mesmo escudos e uniformes.

Eu torço pelo Dallas Cowboys. Mas curto alguns outros times e jogadores, como o Kansas City Chiefs e o Minnesotta Vikings.

Sites indicados com mais informações

+ Touchdown: regras básicas
+ Wikipedia PT: futebol americano
+ Wikipedia EN: glossário de futebol americano
+ NFL Brasil – regras (o melhor)
+ Globo.com/NFL: entenda o jogo

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“A Zen Master once told me”
“A Zen Master once told me to do the opposite of whatever...
Read More
Join the Conversation

49 Comments

  1. says: Nessa

    bah, que legal!
    entendi praticamente tudo (e olha que sou bem tapada pra essas coisas, hehehe). só estranhei esse negócio de dois times mais um especial (?).
    bem melhor que as explicações de um professor de inglês que se aventurou a fazer as meninas da sala entenderem isso tudo… :P

  2. says: Renato Barros

    Excelente explicação ! Acho que só faltou dizer quando troca-se o time do ataque para defesa (e vice-versa) e aí sai um bando de onze “gorilas” e entra outro (não é isto ?).

  3. says: carlos

    ok ficou muiito bem explicado está bem resumido e principalmente objetivo
    consegui entender tuudo só nao sei aonde achar um tecnico para o futebol americano estou montando um time em minha cidade e precisamos de tecnico se souber de algum me avise meu em mail abaixo

    cateto_15@hotmail.com

  4. says: Cleiton & Elly Oliveira

    Seu post eh muito joia, seu jeito elegante de explicar essa tromia esportiva foi muito bom. Tambem simpatizamos Cowboys mas ainda estamos escolhendo o nosso time.
    Sucesso.

  5. says: Juba

    É isso mesmo, como já foi dito ai existem os times de DEFESA, ATAQUE além dos SPECIALS (são os caras que fazem o Kick, o Punt, o Hold nesse caso acho que geralmente o Quarterback reserva se torna o Holder). Quando um time está no ataque, ele enfrenta o time de defesa do adversário. Quando perder a posse de bola, a ordem se inverte. E aquela famosa frase “Ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos”!!! Continue com esse trabalho aqui que tá muitoo bom!!! Tenho dúvidas sobre a Pós-temporada. Se classificam os campeões das 8 divisões (4 da NFC e 4 da AFC), mas a repescagem “Wild Cards” funciona como?!?! Abração ae e GO DOLPHINSSSSS!!!!!

  6. says: Adriano

    poxa..é muito legal aprender um pouco mais sobre esse esporte..valeu mesmo..

    aaaa

    ouvi dizer que em dezembro/08, vai passar na ESPN BRASIL este esporte, vc por acaso saberia dizer qual dia e horario vai passar???

  7. says: Junior Rossi

    infelismente o football não é bem popular no Brasil eu jogo ne um time da argentina sub-17 o jabalies ja joguei um jogo proficional e sou Running Back – Halfback (corredor) e tenho esperança que esses times como corinthians palmeiras e curitiba ( os principais brasileiros) possam popularizar esse esporte muito bacana onde tenho orgulho de falar sou o camisa 20 dos jabalies.
    e meu time preferido no estados unidos é o NY JETS porque foi la que vi meu primeiro jogo de footballl

  8. says: marechal e alvorada

    olha eu achei essa porcaria um lixo,
    PENSANDO BEM ISSO É UMA MERDA ,
    EU NÃO ACHEI PORCARIA NENHUA NESSA PORRA;
    ASS: COMANDO MARECHAL E ALVORADA

  9. says: Andre Mesquita

    Gostaria de entender melhor as faltas. A transmissão pela ESPN deixa a desejar. Nas últimas duas temporadas acompanhei pela Band Sports que tem uma cobertura bem melhor, com menos comerciais e maiores informações, mas a decisão da NFL de dar os direitos por três anos para a ESPN me deixaram sem opção.

    1. Andre, as condições em que ocorrem as faltas são realmente numerosas. Uma “saída falsa” (false start), por exemplo, que é quando um dos jogadores de ataque se move como se fosse iniciar a jogada, mas ela não se inicia, é penalizada com 5 jardas e é uma das faltas mais comuns no jogo – mas, pra quem assiste, não é muito fácil perceber, e não é uma falta no sentido de “contato ilegal” ou algo assim.

      O site “NFL Brasil” tem boas descrições:
      http://nflbr.blogspot.com/2011/08/glossario-nfl-infracoes.html

      PS: Mesmo assim, é difícil listar tudo. Ontem, no Superbowl, por exemplo, teve falta por causa do número dos jogadores em campo, uma infração que não está nessa lista.

      ABS!

  10. says: Alan

    Mt bom, naum entendia nada do jogo, mas adorava, e agr eu entendo, vlw cara, ontem eu olhei um jogo , que tmb passa na Esporte Interativo, canal de tv aberta, e fk com vontade de eneter…

  11. says: Thiago

    Não entendi muito bem como funciona os playoffs.
    Exemplo: AFC tem 16 times e 8 vão para os playoffs. Os outros 8 que não foram para os playoffs são os automaticamente classificados ou desclassificados para a próxima etapa?

    1. São desclassificados, Thiago. Na verdade são 6 de cada conferência, mas os dois primeiros não jogam a primeira rodada dos playoffs (Wild Card) e enfrentam os vencedores do primeiro confronto nas “semifinais”. E aí sobram os finalistas de cada conferência. E então o Superbowl.

      Ficou mais claro?

      ABS!
      Nando

  12. says: Mateus

    Ei galera quem quiser arender mais sobre BFL ou futebol americano e so baixar o jogo Madden NFL,mas tem que tambem ter o emulador nintendo DS,la voces odem arender mais sobre o futebol americano….VAI ARIZONA !!!!!!!!!!!

    1. Sim, pode. Exatamente como nos outros 3 downs: tentando um touchdown ou um field goal (se tiver a uma distância decente). O problema de tentar isso no 4º down é que se a tentativa for frustrada o time perde a bola onde tentou, por isso raramente se tenta uma jogada no 4º down (só quando o time está numa situação difícil e não tem mais muito a perder).

      ABS!

  13. says: ROGERIO RODRIGUES MONTEIRO

    Cara, hoje 02/2/2014 Resolvi e assistir o SuperBowl e fui atrás de entender o Futebol Americano e que maravilha encontrei vc com essa explicação muito boa. Muito obrigado com essa transmissão o jogo vai ser mais gostoso de assistir.

  14. says: José Edson

    Muito boa explicação, eu nem sempre tenho hora para apreciar um bom jogo, em função disso sempre tenho um download de alguma partida no ipad assim não deixo passar as oportunidades, gosto muito do Alabama crimson tide :
    )

  15. says: Thiago

    adorei, exelente mesmo, olho a NFL a 2 anos e sabia o básico do básico mesmo, está de parabéns, só tenho uma última dúvida, eu não entendo como funciona o calendário da NFL, eles jogam entre os 16 de cada conferencia em pontos corridos… como funciona? desde já agradeço

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *