“O bom coração é o melhor Dharma”, inspiração de Lama Zopa Rinpoche

“O bom coração é o melhor Dharma”.
– LAMA ZOPA RINPOCHE

É isso, né. A gente anda anda anda, estuda, investiga, trilha um “caminho espiritual”, faz retiros, autoconhecimento, lê livros, recebe ensinamentos, faz práticas diversas, etc, e no fim das contas, chegamos ao lugar mais simples de todos: o bom coração. “O melhor Dharma”. Quem está no começo, não perca seu tempo, aproveita essa ajuda.

(É tão simples que a gente acha simples demais, não acredita que é tudo isso).

Num outro discurso, Lama Zopa fala mais disso. “Há tantas práticas que você pode fazer – qual é a mais importante? Qual a coisa mais importante para praticar na vida? Meditação. E qual é a meditação mais importante, a prática do Dharma mais importante? Eu diria que é o bom coração, seus tão preciosos pensamentos de amor generoso, compaixão; o pensamento de beneficiar o outros, “bodhicitta”. Esta é a melhor meditação, a melhor prática do Dharma.”

O que faz um bom coração na busca da verdade, alguém pode perguntar.

Em primeiro lugar, tira seu ego do caminho. E tirar o ego do caminho é uma enorme ajuda, porque o ego distorce, enviesa, deturpa, limita, desorienta, perturba. E, vamos falar sério, o ego é o principal conjunto de ilusões e ignorâncias que nos colocou nessa posição difícil e confusa que é ter que buscar a verdade.

Não é uma questão de demonizar o ego, pois tem sua função, mas de reconhecer o estrago. É o estado das coisas, ao que parece.

Então erradicar o egoísmo é uma das funções do bom coração. E o egoísmo é nossa principal doença. Gera sofrimento, desamor, ódio, tristeza, decepção, carência, e toda uma floresta de infelicidades. Separa a pessoa de si mesma. O bom coração é um resgate. E uma reunião de si com os outros.

* * *

via @sercompasivo

#bomcoração #amor #buencorazon #goodheart #boncoeur #comamor #agircomamor #bodhicitta #bodicita #lamazoparinpoche #meditação #melhormeditação #melhorDharma #melhorprática #pensarnosoutros #amorgeneroso #amorcompassivo #compaixão #dharma #ensinamentosdodharma #budismo

* * * * *

Publicado também no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
A carta de Laurel
A Carta de Laurel Tripulante do Columbia, em um iluminado e alegre...
Read More
Leave a comment

Your email address will not be published.