Quando mais nada funciona & o aperfeiçoamento do samsara, por Dzongsar Khyentse

QUANDO NADA MAIS FUNCIONA

“Se você ainda pensa que é possível aperfeiçoar o samsara, reformar o mundo externo para adequá-lo a seus objetivos e trazer satisfação verdadeira, faça isso. Você não precisa do Dharma. Você pode tentar tudo o mais. Mas quando você chega à conclusão de que não há como tornar perfeito o samsara e que as oito preocupações mundanas são uma empreitada sem sentido, então volte-se para a única coisa que contém toda promessa real de trazer a satisfação que você busca. Você está pronto para o Dharma quando nada mais funciona.”
– ALAN WALLACE (em “Buddhism with an Attitude”)

Antes de tudo, convém esclarecer que apesar da palavra “dharma” ser largamente usada no Budismo e no Yoga, ela se refere à verdade da existência e às práticas que nos orientam a realmente realizá-la, e não estão restritas a nenhuma religião, filosofia, psicologia ou que quer que você queira chamar.

O que são as 8 preocupações mundanas: “(1) buscar aquisições materiais e (2) evitar sua perda; (3) buscar o prazer dirigido pelo estímulo e (4) evitar o desconforto; (5) buscar o elogio e (6) evitar a crítica; e (7) manter a boa reputação e (8) evitar a má reputação” (Alan Wallace no mesmo livro). Como ele diz, “não há nada de errado” em se preocupar com essas coisas de vez em quando, ou numa dimensão secundária, o problema é tornar isso a esperança e o caminho para a felicidade. Isso é “dharma falsificado”, ou seja, pensamos que vai trazer felicidade e liberdade, mas não traz. É um engodo que continuamos a seguir, por isso mesmo chamamos essa percepção do mundo externo de “samsara”, um girar em círculos repetindo ilusões.

Infelizmente (ou felizmente), geralmente chegamos à compreensão de que o samsara não tem jeito através do sofrimento, que nos indica que não é possível. Que as coisas acabam, morrem, mudam, se ganham, se perdem, mudam de cor, de temperatura, são impermanentes e que não há método para segurá-las e mantê-las como imaginamos. Mas há uma verdade.

E podemos chegar a ela através do estudo, práticas, interesse genuíno e meditação.

* * * * *

via @mongeryozan ?
Texto de Alan Wallace via dharma.info

#dharma #felicidade #serfeliz #iluminação #despertar #meditação

* * * * *

Publicado também no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Consciência” seria principal determinante para longevidade, diz novo livro
Uma nova pesquisa sobre longevidade baseada em um estudo de mais de...
Leia Mais
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *