Quando mais nada funciona & o aperfeiçoamento do samsara, por Dzongsar Khyentse

QUANDO NADA MAIS FUNCIONA

“Se você ainda pensa que é possível aperfeiçoar o samsara, reformar o mundo externo para adequá-lo a seus objetivos e trazer satisfação verdadeira, faça isso. Você não precisa do Dharma. Você pode tentar tudo o mais. Mas quando você chega à conclusão de que não há como tornar perfeito o samsara e que as oito preocupações mundanas são uma empreitada sem sentido, então volte-se para a única coisa que contém toda promessa real de trazer a satisfação que você busca. Você está pronto para o Dharma quando nada mais funciona.”
– ALAN WALLACE (em “Buddhism with an Attitude”)

Antes de tudo, convém esclarecer que apesar da palavra “dharma” ser largamente usada no Budismo e no Yoga, ela se refere à verdade da existência e às práticas que nos orientam a realmente realizá-la, e não estão restritas a nenhuma religião, filosofia, psicologia ou que quer que você queira chamar.

O que são as 8 preocupações mundanas: “(1) buscar aquisições materiais e (2) evitar sua perda; (3) buscar o prazer dirigido pelo estímulo e (4) evitar o desconforto; (5) buscar o elogio e (6) evitar a crítica; e (7) manter a boa reputação e (8) evitar a má reputação” (Alan Wallace no mesmo livro). Como ele diz, “não há nada de errado” em se preocupar com essas coisas de vez em quando, ou numa dimensão secundária, o problema é tornar isso a esperança e o caminho para a felicidade. Isso é “dharma falsificado”, ou seja, pensamos que vai trazer felicidade e liberdade, mas não traz. É um engodo que continuamos a seguir, por isso mesmo chamamos essa percepção do mundo externo de “samsara”, um girar em círculos repetindo ilusões.

Infelizmente (ou felizmente), geralmente chegamos à compreensão de que o samsara não tem jeito através do sofrimento, que nos indica que não é possível. Que as coisas acabam, morrem, mudam, se ganham, se perdem, mudam de cor, de temperatura, são impermanentes e que não há método para segurá-las e mantê-las como imaginamos. Mas há uma verdade.

E podemos chegar a ela através do estudo, práticas, interesse genuíno e meditação.

* * * * *

via @mongeryozan ?
Texto de Alan Wallace via dharma.info

#dharma #felicidade #serfeliz #iluminação #despertar #meditação

* * * * *

Publicado também no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“A Caverna dos Sonhos Esquecidos”, de Werner Herzog
A caverna de Chauvet, um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo,...
Read More
Leave a comment

Your email address will not be published.