COMO MEDITAR MEDITAÇÃO É LUTA O trecho a seguir é uma resposta do grande yogue

COMO MEDITAR
MEDITAÇÃO É LUTA

O trecho a seguir é uma resposta do grande yogue Sri Ramana Maharshi à pergunta sobre como meditar. A resposta dele naturalmente não é uma resposta definitiva, nem a melhor, nem a única (não é sequer a única que ele mesmo deu), mas é a resposta de um grande sábio que se tornou referência da realização através da meditação. Sua abordagem é associada ao Jana Yoga e/ou ao Advaita Vedanta.

“Pergunta: Como meditar?

Ramana Maharshi: Concentre-se naquele (pensamento, foco) que você mais gosta. Se um simples pensamento prevalecer, todos os outros serão dispensados e finalmente erradicados. Enquanto a diversidade (de pensamentos) prevalecer, haverá pensamentos ruins. Quando o objeto do amor prevalece, somente bons pensamentos ficam no campo. Portanto sustente um pensamentos apenas.

Dhyana (meditação) é a prática principal.

Dhyana significa luta. Assim que você começar a meditar outros pensamentos vão popular sua mente, reunir forças e tentar afogar o pensamento único que você tenta sustentar. O pensamento (único) bom deve gradualmente se fortalecer pela prática repetitiva. Quando tiver forte, os outros pensamentos serão enfraquecidos. Essa é a batalha real que sempre acontece na meditação. O indivíduo quer se livrar da miséria. Isso exige paz mental, que significa a ausência de perturbação que vem dos vários tipos de pensamentos. A paz mental surge somente com dhyana (meditação).”

– SRI RAMANA MAHARSHI (em “Talks”, 371)

#dhyana #sriramanamaharshi #ramanamaharshi #meditação #meditar #comomeditar #medite #tempodemeditar #meditarépreciso #dúvidasdemeditação #mentoriademeditação #dharma #moksha

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Há pessoas que nascem e morrem sem sequer por uma vez terem consciência da resp
“Há pessoas que nascem e morrem sem sequer por uma vez terem...
Leia Mais
Join the Conversation

2 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *