Bem-vindo ao mundo real, isto é iluminação: um filme sobre a perspectiva budista, por Jörg Dittmar

bemvindoaomundoreal_filmeDo mesmo diretor do filme “Karma” (13min), assistido e compartilhado por mais de 2.500 pessoas só aqui no Dharmalog (post: Karma, porque nossa vida é do jeito que é: filme explica ensinamento do Buda passado, presente e futuro), vem outro curta: “Bem-Vindo ao Mundo Real“, de 12min, sobre o tema da iluminação na perspectiva budista. O alemão Jörg Dittmar novamente usou imagens da Tailândia e instruções do monge Pra Acharn Tippakorn Sukhito, do Ban Sawang Jai (“Casa do Coração Iluminado”), para compor “Welcome to The Real World (Seeing Without The Mind)”,  uma investigação breve e interessante sobre a iluminação, ou o despertar. Se despreender das ilusões, ver sem a mente, ir além da sabedoria, vacuidade, meditação e vários outros tópicos passam pela tela do filme, que cita Mestre Dogen, Boddhidharma, Chögyam Trungpa Rinpoche, o próprio Buda e outros mestres e referências sobre este assunto.

“A iluminação não é criar um novo estado da mente. É recuperar o que sempre esteve aqui.”
~ trecho do filme “Bem-Vindo ao Mundo Real”, de Jörg Dittmar

PS: Como curiosidade, este filme foi realizado usando algumas câmeras diferentes, entre elas a de um iPhone 5s e uma GoPro Hero 3.

Segue o filme abaixo, com agradecimentos ao canal Semente do Dharma, que o disponibilizou no YouTube, a Gaspar Guimarães (adaptação e legendas), que indicou o filme, e a Denise Kato (tradução). As legendas em português estão embutidas no filme.

/////////

Compartilhado por Sila Dhana.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Eckhart Tolle, autor de “O Poder do Agora”, conta com detalhes sua experiência de despertar espiritual [VÍDEO]
O que aconteceu com o garoto alemão Ulrich Leonard Tolle, um jovem depressivo...
Read More
Join the Conversation

25 Comments

  1. WordPress › Error

    There has been a critical error on this website.

    Learn more about troubleshooting WordPress.