“Se você não está treinando sua mente, o mundo está treinando pra você”. Mark Divine

“Se você não está treinando sua mente, o mundo está treinando pra você”.
// MARK DIVINE

Não é (somente) a respeito de meditação (que é provavelmente o melhor treinamento pra mente), mas sobre todo tipo de propósito ou intenção consciente que podemos ter com nossa mente. E se não temos, alguém tem pra gente.

Se não estamos vigilantes, como diria o próprio Buda, estamos mortos. Seremos dominados por emoções aflitivas, por condicionamentos, por agendas impostas por outras pessoas, por empresas, pela tecnologia. Correremos atrás do que querem que corramos, gastaremos nosso tempo com o que querem que gastemos, pensaremos o que querem que pensemos. Uma notícia é lançada e pronto, já estamos falando dela. Como se quiséssemos. No fundo não queremos nada nem perto disso, mas se não sabemos o que queremos, ou se não sabemos treinar nossa mente para saber que não quer, e para optar por não querer, então vai isso mesmo. E mais aquilo. E mais aquilo outro.

Num post recente lembramos Erich Fromm dizendo que “o homem moderno vive sob a ilusão que sabe o que quer, quando na verdade quer o que deveria querer”. Tem mais no post, caso você queira ir mais fundo. Eu acho que merecemos a mínima dignidade de saber, de verdade, se queremos isso que pensamos que queremos. O trabalho, o relacionamento, a casa, as atividades que planejamos pro nosso dia, o círculo social, os hábitos todos, etc.

O modo passivo inconsciente de viver é trágico para o ser humano. Fazer as coisas do dia e viver a vida sem saber porque, sem saber pra que, sem saber que está fazendo nem como está fazendo, “treina” a mente para ser apenas motor do samsara. Clicamos no que não queremos, assistimos o que não precisamos, trabalhamos para quem não temos admiração nem respeito, comemos o que nos faz mal, almejamos objetivos que não nos alegram a alma, e gastamos nosso tempo sem intenção clara nem consciência suficiente.

Se a gente não orienta a mente, o mundo a orienta em nosso nome. E ele não está especialmente interessado no nosso bem.

Não fazer nada a respeito é dar uma procuração para esse mundo dirigir nossa mente.

//

#treinamentodamente #mentesana #mentehumama #saudemental #mindfulness #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“É nossa mente, e somente ela, que nos amarra ou nos liberta”. — DILGO KHYENTSE
“É nossa mente, e somente ela, que nos amarra ou nos liberta”....
Leia Mais
Join the Conversation

10 Comments

  1. says: Maria Cristina Carvalho

    Como se diz em minha linda terrinha MG “credo em cruz, Ave Maria”…. Minha nossa que incrível este texto. Outro dia ouvi algo… vou partilhar… “a escolha lhe dá poder, escolha é nunca ocupará o lugar de vítima”… aquela vítima q ah meus pais foram ruins, meu marido é mal, meus filhos me odeiam… e então vc escolhe permanecer neste lugar de vítima… ou pode poderosamente escolher mudar sua vida… e aí isto é poder, escolha, coragem, e auto conhecimento… então onde entra este treinar… se conhecer, se permitir… q grandioso isto… q maravilhoso texto.. q reflexão expressiva… obrigadaaaa ???

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *