Ser realista, ser gentil e meditar: B Alan Wallace simplifica o caminho para superar aflições e sofrimento [VÍDEO]

O vídeo abaixo é a resposta do estudioso, mestre e autor budista americano B. Alan Wallace à pergunta que lhe fizerem durante um retiro no Brasil, em janeiro de 2011: “Existem muitos brasileiros interessados na prática da meditação, mas que não têm conexão com o budismo. E outras pessoas que não veem sentido em meditar ou se engajar em alguma prática espiritual. O que o professor tem a dizer para elas?

Em 4min42seg, Alan Wallace fala de não causar sofrimento aos outros, de buscar a causa da felicidade de maneira realista e não iludida, e também de meditação e um de seus significados, que é o de “cultivar“.

De forma geral, muitos de nós, na maior parte do tempo, estamos sempre olhando para fora, pensando: “Alguém vai me fazer feliz”, “Algum trabalho vai me fazer feliz”, “Algum lugar vai me fazer feliz,” “Alguma posse vai me fazer feliz”. Mas na medida que crescemos e amadurecemos, vemos que nada daquilo é verdade. Ninguém lá fora pode nos fazer felizes de verdade. Nenhuma aquisição, nenhum emprego… É óbvio. E quanto mais cuidadosamente nós olhamos, mais óbvio se torna.
~ B Alan Wallace

A transcrição completa pode ser lida no site da revista Bodisatva.

Segue o vídeo (com legendas em português embutidas):

★ Para ver mais de B Alan Wallace, visite o post “Nosso estado mental normal é um “distúrbio obsessivo compulsivo delusório”: Alan Wallace e o controle da mente“, de junho de 2012.

//////////

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Sonhadores lúcidos” ajudam cientistas a descobrir o conteúdo nos sonhos
O território das pesquisas sobre a mente e de como ela pode...
Read More
Join the Conversation

8 Comments

  1. says: Mariana

    E realmente ele mostrou na prática tudo o que falou ao ser tão concentrado a ponto de não ligar para o gatinho que estava miando… (confesso que já estava ficando irritada e perdi a linha de raciocínio no que ele estava falando…:(

  2. says: Edna Alves

    eu tambem acredido ,e minha vida melhorou muito ,mas confesso que meditar diariamente é´muito dificil.ver pessoas assim é muito inspirador,vou tentar de novo.

  3. says: Marcos Ferreira

    Quem quizer meditar e naõ achar tempo para isto, estabeleça o propósito de meditar por 2 minutos. Se estiver correto o processo meditativo adotado, obem estar sentido nesses 2 minutos incentivará a continuidade da meditação, por mais tempo e frequência.

  4. Para mim, esse post complementa o outro sobre o conhecimento interior.
    Nos conhecemos melhor pela meditação, focando nossa mente primeiro em nós mesmos, para depois focarmos nos outros.Se fizermos aos outros o que consideramos bom,belo e justo encontraremos a felicidade. Ser bom traz paz e alegria à mente e ao coração.Não se pode ser feliz ferindo os outros. É uma lei universal e inexorável. Isto é ser inteligente e realista.

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *