A “ciência da felicidade” não existe, diz Oliver Burkeman

A felicidade existe, naturalmente, mas sua ciência ou não existe ou é essencialmente pessoal e subjetiva, e não científica. Essa é a tese de Oliver Burkeman, colunista de psicologia da editoria “Life & Style” do jornal inglês The Guardian, na sua mais recente coluna (sábado, 7/5), “The science of Happiness (How accurate can it really be?)“.

Para justificar, Burkeman cita uma expressão excelente de um colega de jornal que define a limitação mais fundamental da ciência quando o assunto são sentimentos subjetivos e a consciência humana. “Isso acontece porque, como diz Daniel Dennett, a ciência é por definição de “terceira pessoa”: seu objetivo inteiro é lidar com coisas que outras pessoas possam observar, e em procedimentos que elas possam tentar replicar. O lugar onde a felicidade e a tristeza acontecem — sua experiência consciente de estar sendo você mesmo — é intrinsecamente primeira pessoa“. A sentença parece até vinda de um canone de filosofia oriental.

O problema não é só ser de terceira pessoa, mas de ser inexata e frágil nesta terceira pessoa. Qual a amostra realmente representativa que uma ciência de felicidade pode encontrar no globo terrestre? Isso envolve idade, sexo, cultura, história? E como confiar cientificamente, ao ponto de tirar conclusões definitivas, em relatos pessoais?

A coluna de Burkeman fala bastante do problema da confiança extrema que se deposita nas pesquisas científicas, e critica as amostras em que essas pesquisas se baseiam, acusando-as de serem tendenciosas e restritas. “Muitos experimentos são feitos em cidadãos de países brancos, educados, industrializados, ricos e estranhamente democráticos”. Ainda assim, diz que não deveríamos abandonar a ciência da felicidade, “especialmente se estamos investindo dinheiro em programas que promovem o bem-estar”, mas diz que quando o assunto é sua experiência interior nenhum estudo pode dizer conclusivamente que você está errado.

Para ler a coluna de Oliver Burkeman no Guardian, em inglês, clique aqui.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
The Web versus The Island (NYT)
Matéria de hoje do The New York Times, Why Google Turned Into...
Read More
Join the Conversation

1 Comment

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *