“Ame a todos, Sirva a todos”, Sathya Sai Baba (1926-2011)

Para alguns, ele era apenas “aquele guru indiano de cabelo grande”, mas para muitos ele foi um grandioso mestre capaz de ensinar o que é o amor divino, “o maior poder que muitos ignoram” e o serviço a todos os homens. “Ame a Todos, Sirva a Todos” (“Love All, Serve All”) era seu mais famoso ensinamento. Autor de uma obra social estimada em US$ 9 bilhões hoje na Índia, Sathya Sai Baba pregava o amor universal e a experiência do conhecimento de Deus, e apesar de ser indiano nunca pregou religião nem exigiu conversão de ninguém:

Todos os fanatismos religiosos e lutas desaparecerão assim que vocês perceberem a Realidade. Fé em Deus é baseada na experiência verdadeira. Quando aceitamos isso, a introspecção começa e a pessoa torna-se capaz de medir o quanto viajou para a meta ou para longe dela. Ela então percebe que está tateando no escuro e arrastando os outros também para a escuridão. Só então é que os homens abandonarão o ódio entre as facções em nome da guerra religiosa daqueles que professam diferentes religiões. Aqueles que se deleitam com as guerras religiosas deveriam ser perguntados: “Vocês já viram Deus? Vocês se tornaram conscientes do Atma Divino? Se não, que autoridade têm para contestar ou negar esse nome de Deus? Vocês estão lutando na escuridão tentando arrastar-me também para tal escuridão? Pode um cego conduzir outro cego ao longo da estrada? Essa é uma tarefa impossível. Portanto, entendam sua Verdade antes de difamar ou negar a minha.”
~ Sathya Sai Baba [via Kshatrya Sanathana Dharma]

Em declarações encontradas na Internet em sites de devotos do Sai Baba (1, 2, 3), é alegado que o venerável Paramahansa Yogananda (de “Autobiografia de um Yogue”) teria dito, pouco antes da morte de seu corpo físico, que “Deus está agora encarnado na Terra, no Sul da Índia. Seu nome é Sai Baba. Quando eu partir você viverão com Ele”. Em outra declaração, a yogue considerada santa na Índia, Sri Anandamayi Ma, teria dito que Sai Baba era o avatar da nossa era: “Sathya Sai Baba é a mais poderosa encarnaçao de Deus a vir pra Terra. E não haverá uma do seu nível nos próximos 6 mil anos”. Esta segunda declaração é atribuída a um “famoso discípulo ocidental”, a quem Sri Ma teria apenas verbalizado a frase, mas nenhuma das declarações possui as fontes originais e, portanto, não podem ser tomadas por verídicas.

Um dos seus mais conhecidos discípulos brasileiros é Hermógenes, admirado professor de Yogaterapia, que traduziu dois livros de Sathya Sai Baba, um deles sendo “Sadhana, o Caminho Interior“. Sobre Sai Baba, ele diz: “Não me peçam para lhes dizer quem é Sathya Sai Baba, o Homem dos milagres. Ninguém pode mesmo dizer a contento, com exatidão, a não ser que se transubstancie pelo Verdadeiro Amor”.

“Só há uma casta, a casta da humanidade;
Só há uma linguagem, a linguagem do coração;
Só há uma religião, a religião do amor;
Só há um Deus, e Ele é Onipresente.”
~ Sathya Sai Baba

Abaixo, um clipe com um discurso de Sathya Sai Baba de 2005, “Love and Unity, Your True And Eternal Property”:

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Os 14 treinamentos da Plena Consciência e da Ordem de “Interser”, do monge zen Thich Nhat Hanh
É um compêndio de intenções e determinações para a vida: os 14 treinamentos...
Read More
Join the Conversation

2 Comments

  1. says: Wagner

    Você poderia me informar a fonte de onde foram retiradas as citações do Yogananda e de Sri Ma a respeito de Sai Baba?
    Estudo o hinduísmo há algumas décadas e nunca tinha ouvido nada parecido.
    Obrigado

    1. Oi Wagner,

      Faz algum tempo que esse post foi publicado e não lembro exatamente onde pesquisei. Mas refazendo a busca notei que há controvérsia.

      Três sites onde elas aparecem (em inglês):
      http://www.mail-archive.com/saimsg@googlegroups.com/msg06722.html
      http://www.saibaba-aclearview.com/contents2.html#_edn1
      http://www.ssso.net/gurukulam/saints.htm

      Esses sites não citam as fontes originais e alguns envolvem devotos do Sai Baba, ou seja, realmente não confere necessariamente procedência verdadeira.

      O post foi alterado para conter essa informação e fica registrado aqui para todos os leitores que as duas frases não possuem confirmação e são atribuídas exclusivamente a sites que não citam de onde tiraram as declarações.

      Obrigado, Wagner.

      ABS,
      Nando

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *