El nombre verdadero del Katrina

O furacão que arrasou a costa sul dos Estados Unidos foi denominado Katrina pelo Serviço Meteorológico Nacional americano. Seu verdadeiro nome é aquecimento global. Quando o ano começou com uma nevasca de 60cm em Los Angeles, a causa foi o aquecimento global. Quando os ventos de 200km por hora fecharam as centrais nucleares da Escandinávia e cortaram a energia elétrica de centenas de milhares de pessoas na Irlanda e no Reino Unido, o causador foi o aquecimento global. Quando uma seca no Meio Oeste (americano) reduzia os níveis de água do rio Missouri ao mínimo histórico neste verão, o motivo foi o aquecimento global. Em julho, quando a pior seca já registrada provocou incêndios na Espanha e Portugal e o níveis de água na França eram os mais baixos em 30 anos, a explicação foi o aquecimento global. (…)”.
~ Ross Gelbspan, no El País

A continuação do artigo pode ser lida em espanhol aqui, ou em inglês no Boston Globe ou no IHT (ainda não há em português). Obrigado à Cecilia, que me enviou o artigo por e-mail. Há várias maneiras de se apresentar e/ou comentar um assunto desses, mas às vezes eu acho tudo muito auto-explicativo. A mídia tem sua maneira de dizer que tudo está bem, veja sua novelinha, tome essa cervejinha, fale mais no celular, ganhe passagem pra Paris, mas está claro que essa série de catástrofes enfileiradas não é mera “chuva de verão”, não são efêmeras intempéries. The Heat Is On. A humanidade está se sabotando, partindo de grandes corporações como, neste caso, as do petróleo, e se aproveitando do controle eletrônico de seres humanos passivos, que não largam suas rotinas desconectadas do globo, para trucidar um planeta em nome do vampirismo capitalista. O Sr. Gelbspan nos traz informação urgente do olho do furacão, faça-se o favor de ler.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Os 14 treinamentos da Plena Consciência e da Ordem de “Interser”, do monge zen Thich Nhat Hanh
É um compêndio de intenções e determinações para a vida: os 14 treinamentos...
Read More
Join the Conversation

6 Comments

  1. says: nando

    Não sei. Mas a gente pode procurar. :) (sai um pouquinho… volta.) Olha, acabei de olhar no Submarino e na Fnac, não tem nada, nem menção. Achei uma menção num site que eu não conhecia: i-PTI. Muito bom o site.

    Smack!

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *