PARA MEDITAR, PRECISO “Para desenvolver concentração, preciso diminuir minhas a

PARA MEDITAR, PRECISO

“Para desenvolver concentração, preciso diminuir minhas ambições e atividades. Para diminuir minhas ambições, preciso ter menos desejos. Para ter menos desejos, preciso estar satisfeito com comida, roupa e casa simples. Quaisquer posses que eu tenha, não terei apego. O que quer que aconteça, estarei contente.”
– JETSUN TARANATHA

A maioria de nós já para na primeira frase. Nem quer saber o resto. Como assim diminuir ambições e atividades? Muita gente não quer saber disso.

E aí, com o que a mente vai se ocupar e se preocupar todos os dias: com a prática da espaçuosidade e da auto-observação, que não serve objetivamente a nenhum resultado de ambição prática, ou com todas as atividades, planos e metas de todos os dias, que levam a um resultado objetivo de realização das ambições práticas, mensuráveis e reconhecidas pelo mundo?

via Karma Tutob Gyatso

Foto: @pankaj.jpeg

#meditação #práticaespiritual #autoconhecimento #jetsuntaranatha #comomeditar #concentração #foco #ambição #simplicidade #desejo #causadosofrimento #segundanobreverdade #budismo #ensinamentos #insights #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Por que ficamos constrangidos pelo silêncio? Que conforto encontramos nesse bar
“Por que ficamos constrangidos pelo silêncio? Que conforto encontramos nesse barulho todo?”....
Leia Mais
Join the Conversation

7 Comments

  1. says: Silvia Valentina

    A realização fora de nós nunca satisfará os desejos que a mente cria. Para a auto-realização, o auto-conhecimento. Os dois caminham juntos. Temos o controle total da mente? É preciso buscar com o coração… A percepcao deve ser constante… Ações motivadas por entendimento claro, generoso e amoroso com certeza leva a resultados positivos.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *