“Uma grande parte do caos do mundo se deve ao fato de que as pessoas não aprecia

“Uma grande parte do caos do mundo se deve ao fato de que as pessoas não apreciam si mesmas”.
// CHOGYAM TRUNGPA RINPOCHE (em “The Secret Path of the Warrior”)

A gente sabe disso, né? Nós não nos apreciamos e sabemos que uma penca de gente também não se aprecia. Está insatisfeita, frustrada, deprimida.

Trungpa se refere a apreciar nós mesmos com o sentido de olhar com calma para nós mesmos. Olhar com simpatia e gentileza. Ver que estamos aqui, dar a atenção adequada.

A gente não faz isso. A gente acorda e vive correndo com coisa na cabeça, cheios de movimento automático, cheio de agenda pré-definida e poucos olhos e cuidado apreciativo para nós mesmos.

Cuidado aqui não é um creme hidratante ou ir pra academia, porque isso não necessariamente é uma apreciação genuína. Pode ser inclusive o contrário: uma corrida de adequação social, ansiedade, auto-rejeição, vaidade, etc. Até meditação pode entrar nesse balaio.

Isso tem a ver com a frase do Will Storr de dois posts atrás: “As pessoas estão sofrendo e morrendo sob a tortura do eu fantasioso que estão falhando em se tornar”.

O eu real fica à deriva. É esse que carece de apreciação. Esse que existe.

“Nunca tendo desenvolvido simpatia e gentileza a nós mesmos, não podemos experimentar harmonia e paz conosco, e, assim, o que projetamos para os outros é também desarmonioso e perturbado. (…) Quando não nos punimos nem nos condenamos, quando relaxamos mais e apreciamos nosso corpo e mente, começamos e fazer contato com a noção fundamental de bondade primordial que temos”.

Um detalhe que Trunga trata é que essa apreciação é realista, não é criamos elogios artificiais para nós mesmos. É apreciarmos no sentido de vermos nossas virtudes e defeitos com olhos reais, com calma, com lucidez. Talvez não sejamos tão bons, mas não importa, precisamos apreciar. Estarmos conosco mesmos, presentes, respirando com calma. Essa apreciação cria um caminho de auto-cuidado, de auto-apreciação, poupa um tanto de correira, ansiedade, briga, frustração, depressão, etc. Pode curar um tanto do caos do mundo.

//

#autoconhecimento #chogyamtrungpa #budismo #frases #reflexões #psicologia #projeção #caos #caosnomundo #meditação #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
HÁ QUE SE FAZER O CAMINHO HÁ QUE SE FAZER OS ESFORÇOS “O que mais faz falta é q
HÁ QUE SE FAZER O CAMINHO HÁ QUE SE FAZER OS ESFORÇOS...
Leia Mais
Join the Conversation

9 Comments

  1. says: Lene Saldanha

    Que conexão foi essa, hein? ????????? meu último post quase agora foi bem sobre isso…apreciação e acolhimento de nós mesmos é revolucionário. Te digo!!!! Lindeza de post.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *