(De que adianta o que pensa) Jung sobre a vida após a morte?

(DE QUE ADIANTA O QUE PENSA)
JUNG SOBRE A VIDA APÓS A MORTE

“Um dos alunos de Jung perguntou a ele, “Estou com 70 anos e você tem 80 anos de idade. Você pode me contar quais são seus pensamentos a respeito da vida após a morte?”

A resposta de Jung foi, “não vai adiantar quando você tiver no seu leito de morte e lembrar ‘Jung disse isso ou aquilo’. Você deve ter suas próprias idéias sobre isso. Você tem que ter seu próprio mito. Ter o seu próprio mito significa que você se esforçou e sofreu com a questão até que uma resposta tenha vindo até você das profundezas da sua alma. Isso não implica que é uma verdade definitiva, mas que é uma verdade relevante para você mesmo como você é neste momento, e acreditar nesta verdade ajuda a se sentir bem”.

– MARIE-LOUISE VON FRANZ (em “Creation Myths”)

Se esforçou e sofreu com a questão significa que você foi em busca a partir de você mesmo, atravessou o processo verdadeiro da busca, perguntando-se no seu âmago, buscando com todos os seus recursos, refletindo, meditando, lendo, praticando, interiorizando-se, aprofundando-se.

Se nos basearmos (somente) nas perguntas ao mestre, para receber respostas prontas, ou a leitura (que também significa a aquisição de respostas prontas), ou ainda participar de eventos espirituais ou mesmo praticar por obrigação não o fazem mergulhar no âmago das questões. Você pode conseguir boas respostas prontas, respostas inteligentes, pode compreender coisas, pode ficar razoavelmente satisfeito, mas o despertar não é satisfação com respostas externas. É o processo interno de descobrir por si mesmo, de fazer o contato com a verdade por si mesmo. É a jornada de autoconhecimento, que é conhecer si mesmo por si mesmo, e por mais ninguém.

Neste sentido, podemos nos perguntar: onde eu estou na minha busca real? Que questões me tocam de verdade? Estou usando meus esforços para me dedicar e me aprofundar e descobrir ou estou apenas perambulando pelo mundo externo?

//

Foto: @daitokuji_daijiin (Kyoto, Japão) ?

//

#autoconhecimento #buscaespiritual #vidaapósamorte #morte #carljung #jung #psicologia #psicologiaanalitica #filosofia #perguntas #meditação #interiorização #marielouisevonfranz

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Em tudo existe um princípio de magia, alguma qualidade viva. Em tudo está ocorr
“Em tudo existe um princípio de magia, alguma qualidade viva. Em tudo...
Leia Mais
Join the Conversation

10 Comments

  1. says: Lene Saldanha

    Aff, Nando. Que lindo…de respostas prontas o mundo está cheio, né. E se resolvesse, a gente não estaria aqui precisando se conhecer cada vez mais profundamente. As respostas prontas e dos outros podem até inspirar, mas não resolvem nada. A resolução é sempre interna, ressignificada por nossas experiências na jornada. Assumir nosso coração e nossa caminhada é o que de mais belo podemos fazer por nós e pelos outros. Que bom ler esse post. ??????

  2. says: Zonder Duisternis

    …….esse é um assunto maravilhoso…….é exatamente isso que vivo………viver o que o Universo Interno proporciona, que é único em cada um…..experiência única……se preocupar com o que acontece com a mente após a morte…..bobagem realmente……qual é a finalidade do círculo de vida senão ser absorvido……pela Célula Divina (Alma)…..pela Existência, onde somos engrenagens…..pela Mente Maior….se é que assim posso chamar……o Mestre Yeshua Hamashia já havia dito:Em verdade vos digo que,se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus.

    Mateus 18:3…….partir do zero…….sempre para um novo ciclo…..ninguém pode levar uma mente gerada nesse mundo (tóxica) para lugar algum…..

  3. says: Zonder Duisternis

    …..quando eu disse que é bobagem se preocupar com o que acontece com a mente após a morte…..na realidade eu quis dizer que não é necessário sofrer por antecedência…..até porque só DEUS sabe o caminho de cada um…..será que o próprio Yeshua Hamashia sabia exatamente em que situação estaria?….não teve escolha……teve que confiar em “DEUS”…….”PAI…em tuas mãos entrego o meu espírito!…Lucas 23:46

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *