“Eu sou a desilusão. A iluminação é pra lá!” Uma charge, todos os caminhos espirituais

“Eu sou a desilusão. A iluminação é pra lá!”

Na charge, um buscador que pensava ter encontrado a iluminação está sendo informado que aquilo é a desilusão, e que a iluminação está em outro lugar. Uma alusão de que as expectativas e as pré-concepções sobre o objetivo da busca podem ser, ou de fato serão, destrúidas em algum momento.

A desilusão faz parte do caminho espiritual?

É um passo essencial universal, que todos passam, não importa onde estejam e em que acreditem ou não acreditem?

Algumas pessoas mencionaram “sofrimento” como resposta à pesquisa “Qual é o passo essencial que todos atravessam no caminho espiritual?”. Nenhuma mencionou desilusão. Estariam essas duas coisas relacionadas? Como?

A desilusão é, literalmente, o desfazer da ilusão. Que é um evento maravilhoso para quem busca a verdade. Mas ela vem carregada de uma conotação de desânimo, de sofrimento, muitas vezes até de um abandono das motivações pra vida. Claro, ela destruiu algo em que acreditávamos e investíamos nosso empenho e nossa vida.

Se é um passo do caminho, é um passo que inspira cuidado e clareza, sabedoria e muitas vezes ajuda.

O que fazer quando esbarramos na desilusão? O que fazer quando algo que queríamos não dá certo? Quando algo que acreditávamos se mostra falso ou inconfiável? Quando perdemos algo que pensávamos que não seria perdido?

Essas são questões absolutamente fundamentais dA GRANDE VIAGEM DO AUTOCONHECIMENTO, um mapa e uma excursão de descoberta que faremos através de 30 passos essenciais universais no caminho do autoconhecimento. Serão 5 semanas que dedicaremos à preciosa viagem interna, sem sair de casa, 100% online, para desbravar e conhecer a nós mesmos e nos guiarmos na grande viagem da vida, a jornada interior.

Inscreva-se gratuitamente na primeira etapa, dia 23 de agosto, onde falaremos sobre os 30 passos e daremos mais informações sobre a Grande Viagem, que zarpará dia 30 de agosto:
dharmalog.com/agrandeviagem
ou LINK NA BIO.

#desilusão #tristeza #ilusão #sofrimento #agrandeviagem #autoconhecimento #conheceatimesmo #bodhidharma #dharma #dhamma #caminhoespiritual #espiritualidade #filosofia #psicologia #iluminação #despertar #despertardaconsciência

* * * * *

Publicado também no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

Tags from the story
,
More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Uma visão do XIV Dalai Lama sobre a origem do sofrimento ou insatisfação na vida humana, ou a Segunda Nobre Verdade
“As Quatro Nobre Verdades são o maior fundamento dos ensinamentos Budistas, e...
Read More
Leave a comment

Your email address will not be published.