“O dharma é baseado na honestidade, em não ter nenhum tipo de auto-ilusão.”

“O dharma é baseado na honestidade, em não ter nenhum tipo de auto-ilusão. Quando o dharma diz azul, é azul, quando diz vermelho, é vermelho. Dharma é como dizer que o fogo é quente, ou que o céu é azul, é falar a verdade. A diferença é que este dharma é a verdade da realidade da jornada em direção à liberdade. Dizer que o vermelho é vermelho não particularmente libera você de ver verde ou amarelo. Mas quando o dharma fala sobre a realidade, nós vemos que há grande valor sair do nosso mundinho de hábitos padronizados, do nosso pequeno ninho. Dessa maneira, o dharma traz uma visão maior”.
– CHOGYAM TRUNGPA RINPOCHE

O dharma, enfim, não é uma coisa religiosa, é uma coisa de percepção verdadeira, é um caminho de verdade, para a verdade. Esse sempre foi o espírito que deu nome a esse site/blog.

A maior parte do que fazemos no caminho espiritual é sermos trazidos à verdade, é nos levarmos até ela, porque nos propomos a buscá-la de alguma forma.

Tocar a verdade é parar de acreditar em teorias, em dogmas, em doutrinas, enfim, parar de acreditar e ir andando até lá ver o que é. Parar com todas as auto-ilusões, como diz Trungpa. E acreditar é veneno para a verdade.

Para tocar à verdade é obviamente necessário assumir uma postura de honestidade interna, de ser honesto consigo mesmo, de parar de jogar jogos consigo mesmo, parar de usar justificativas consigo mesmo. Sempre consigo mesmo, porque é aí que surge o problema todo. É o fingimento, são as histórias, as imagens, as idéias que temos sobre nós que tampam.

Claro que a honestidade com os outros é importante, mas, primeiro, consigo mesmo. A honestidade consigo mesmo vai inevitavelmente desembocar na honestidade com os outros.

A honestidade consigo mesmo é algo que se faz de imediato, tipo agora, agora agora agora, e também é um caminho longo, porque a gente não consegue ser totalmente honesto de uma hora pra outra. A gente vai abrindo e abrindo mais e mais da honestidade.

Um caminho maravilhoso, o único caminho.

#dharma #oqueédharma #sanatanadharma #buddhadharma #bhagavadgita #dhammapada #ramayana #yogasutras #chogyamtrungpa #budismo #vajrayana #theravada #mahayana #honestidade #sinceridade #verdade

* * * * *

Publicado também no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Leave a comment

Your email address will not be published.