“O apego é o grande criador de ilusões; a realidade só pode ser obtida por algué

“O apego é o grande criador de ilusões; a realidade só pode ser obtida por alguém que esteja desapegado.”
– SIMONE WEIL (em “Gravity and Grace”)

Tenho sérias dúvidas se há:
(1) um interesse pelo desapego;
(2) um desinteresse pelas ilusões, e
(3) interesse na realidade.

Talvez o maior interesse seja o de (4) parar o sofrimento quando ele acontece. Tipo numa crise, num evento crítico. Estamos lá nadando nas ilusões, cheio de apegos e prazeres momentâneos, e então o mundo cai e quebra. A realidade se mostra (a impermanência, por exemplo). E aí nos perguntamos: por que? por que comigo? Deus existe? qual o sentido disso tudo?

Aí há um interesse momentâneo na realidade.

O desapego possui um conflito grave em nossa cultura, pois ela promove o apego, as posses, as conquistas, as imagens. Assim, com o tempo, o desapego ganhou um sentido pejorativo, uma coisa de “gente religiosa” que tenta fazer austeridades e não está interessada nas delícias do mundo.

As ilusões, por sua vez, não são vistas como indesejáveis, nem como ilusões. A gente nutre ilusões e não registra quando uma delas se mostra como um embuste. Queremos a próxima. O time ganhou, eu sou o melhor, quando eu comprar tal roupa, o casamento de revista, um amontoado de dinheiro, um novo cargo, uma viagem, milhões de likes, aquele apartamento.

Por fim, a realidade. Quem quer a realidade? Sente numa almofada por 30 minutos e veja como se refuta a realidade – um tédio, um silêncio sem marca, sem gargalhadas, sem açúcares e chantillies, sem novos episódios e temporadas, sem música de background, sem nomes, dinheiros, cargos, sem imagens, elogios, planos, sem “stories”, apenas corpo, mundo e consciência.

Então, parece que só nos restará sair das ilusões através do sofrimento. Através dele que vamos ir acabar batendo na porta da realidade, e entrando, e se acostumando, e de lá para a despedida das ilusões. Um dia.

#realidade #verdade #ilusões #sofrimento #simoneweil #frasedodia #reflexões #espiritualidade #buscadaverdade #buscaespiritual #felicidade #meditação #vipassana #dharma #filosofia #psicologia

* * * * *

Publicado também no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Falamos de liberdade mas não gostamos de liberdade, nós criamos escravidão: o medo da liberdade, por Osho
Uma das especialidades do conhecido filósofo e místico indiano Bhagwan Shree Rajneesh,...
Read More
Leave a comment

Your email address will not be published.