A postura mental na meditação, por S. N. GOENKA

POSTURA MENTAL NA MEDITAÇÃO
por S.N.GOENKA

“Sempre que geramos raiva, paixão, medo – qualquer impureza – uma reação bioquímica pertencente àquela impureza específica terá início no corpo. E quando a observamos, nós a observamos sem reagir a ela, nós não multiplicamos esta reação. À medida que o processo de multiplicação se extingue, a reação é erradicada, suavemente, e começamos a sair do sofrimento. Nós não a suprimimos, não desviamos a mente para outra coisa: estamos enfrentando a verdade tal qual é e saindo da reação, saindo da reação. Este processo é tão científico, tão racional, tão voltado para resultados. Ele nada tem a ver com o hinduísmo, com o budismo, com o islamismo ou com o cristianismo. É a Lei, a Lei da natureza. Nenhuma conversão está envolvida. Qualquer pessoa deveria compreender isto.

Existe uma impressão muito equivocada de que, ao praticar (a meditação) Vipassana, uma pessoa se tornará um budista ou um jainista ou outra coisa qualquer. Vipassana nada tem a ver com isso. (…) É obvio que se trata de uma conversão, mas a conversão é do sofrimento para a felicidade, da prisão para a libertação, da ignorância para a iluminação, não de uma organização religiosa para outra organização religiosa.”

– S.N. GOENKA

Observar sem reagir. Não multiplicamos ações, emoções, pensamentos. Não produzimos mais coisas. Sem supressão. Sem distração. Enfrentando a verdade. Saindo da reação. É um processo científico.

Qualquer pessoa deveria compreender isso.

* * *

/via Silvio Piantino

#meditação #sabedoria #sabedoriadocorpo #comomeditar #vipassana #sngoenka #aprenderameditar #postura #posturadameditação #posturamental #mentesana #autoobservação #autoconhecimento #dharma

* * * * *

Publicado também no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Buda dentro de nós mesmos: psicóloga defende auto-compaixão contra obsessão por auto-estima
“Nessa sociedade incrivelmente competitiva que é a nossa, quantos de nós sentimos...
Read More
Leave a comment

Your email address will not be published.