Quem a gente é sem o modo-de-vida que a gente inventou?

QUEM A GENTE É SEM O MODO-DE-VIDA QUE A GENTE INVENTOU?

Se a gente não acordasse de manhã cedo já em meio a toda uma história que temos, em todo um mundo de atividades e preocupações e idéias formadas, como seria nossa vida? Teríamos alguma percepção diferente da vida?

Será que teríamos uma percepção melhor de quem somos?

Não temos capacidade suficiente para ver bem a vida porque estamos muito metidos num modo-de-vida que nos emaranha todos os dias, o dia inteiro. Quando acordamos, já temos muitas histórias, atividades, vontades e horários pré-definidos. Família, celular, trabalho, atividades, desejos, preocupações… Tudo muito enredado dentro de uma história de quem somos e queremos ser… Que por sua vez está muito enredado dentro de uma cultura, valores, hábitos de época, etc.

Mas… e se acordássemos e não tivéssemos nome, família, casa, ruas de asfalto, coisas nossas, carros, motos, aviões, dias com nomes, meses com nome, horários medidos?…. E se acordássemos e não tivéssemos relações identificadas, como a de parentes, de amigos, se nem soubéssemos nomes de pessoa nenhuma?… Se acordássemos sem idade definida, sem metas de vida, sem expectativas de nenhum tipo… Se acordássemos e não soubéssemos geografias, ruas, cidades, países…. Se não tivéssemos fotos de nada, mapas de nada, escritos sobre nada… Se acordássemos e pudéssemos ir por aí, perambulando, como verdadeiros andarilhos olhando pro mundo cru, respondendo a vontades genuínas, sentindo de maneira livre, buscando tudo de maneira simples e direta e pura, como um vento fresco de floresta virgem? Sem a quantidade perturbadora de constructos mentais e reatividades e hábitos tão intrínsecos que levamos hoje conosco em todos os momentos?

Não é um convite a virarmos primitivos nem de criar uma seita de nudistas radicais, mas uma reflexão simples sobre que vida há dentro dessa vida que inventamos.

(@nandopereira)

#autoconhecimento #quemsoueu #quemsomosnós #reflexão #autoreflexão #meditação #parameditar #autoconhecimentodesperta #contemplação #paracontemplar #filosofiadevida #andarilho

* * * * *

Publicado também no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *