A inegável soberania da presença: Eckhart Tolle e os impedimentos do passado

“Nada jamais aconteceu no passado que possa impedi-lo de estar presente agora.”
– ECKHART TOLLE

Por um lado, a chicotada dessa frase já atingiu a gente. Não dá pra “desver”. Já constatamos em algum lugar em nós. Por outro lado, é necessário um tempo de reflexão, respirar o que está dito. Dar uma olhada na própria vida, verificá-la.

Nada jamais aconteceu que possa impedi-lo de estar presente.

Nada do passado pode – sozinho – se transformar num impedimento com força autônoma para bloquear a presença. Nada do passado jamais se levanta com vida própria e se torna um obstáculo impeditivo ao estar presente.

Estar presente agora é sempre possível.

No post original do @eckharttolle no Instagram muitas pessoas discordaram, e falaram de traumas e outra experiências difíceis, que as impediriam de estar presentes. Esse é um ponto muito importante, pois não podemos ignorar isso, nem cair num simplismo absolutista não-compassivo de achar que é fácil sair de uma situação traumática. Nossos sofrimentos são difíceis e precisam de toda ajuda que puderem ter. Não só não devemos negar a dificuldade de um passado difícil ou traumático, mas temos que considerá-lo cuidadosamente à luz de uma frase dessas. Dito isto, é importante exercitarmos a verdade dessa frase, mesmo em condições profundamente adversas. Talvez, talvez, essa frase seja ainda mais útil, profunda e poderosa para aqueles de nós que tivemos experiências difíceis no passado. E que parecem ser impedimentos tão sólidos à presença. Se há verdade nessa frase, podemos todos, enfim, lembrá-la e práticá-la.

Contemplemos.

//////////

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Não importa o quão desmotivado você esteja, continue a seguir sua prática: Dzongsar Khyentse Rinpoche
“Pode parecer que cada passo demora muito, mas não importa o quão...
Read More
Leave a comment

Your email address will not be published.