“A desilusão é o resultado inevitável do padrão de usar os relacionamentos para

“A desilusão é o resultado inevitável do padrão de usar os relacionamentos para resolver a percebida falta ou vazio interno.”
– DAVID HOFFMEISTER

A grosso modo, temos duas grandes estradas à frente quando sentimos esse “percebido” vazio ou falta interna:

(1) saímos pra rua para tentar preenchê-lo;
ou
(2) olhamos para a própria falta pra saber o que é isso.

Os relacionamentos são uma das grandes promessas e “soluções” do caminho 1. Um que é culturalmente e socialmente aceito, promovido, reconhecido, usado e abusado. E acreditado piamente, até as desilusões (mas conseguimos nos proteger até mesmo delas, dizendo que um relacionamento específico não foi capaz de preencher nosso vazio, mas outro será).

David fala na mesma página desse mesmo livro onde está essa frase (“This Moment Is Your Miracle”) que uma das maiores expectativas de que o outro vai preencher essa vazio íntimo e pessoal está no voto de casamento. É um voto que se espera que seja longo, que atravesse todas as intempéries, e seja “eterno” se possível. “Há uma expectativa de longevidade, onde aniversários de prata, ouro e diamante são interpretados como conquistas respeitáveis”.

Mas, se há a expectativa e o contrato feito para que o outro lhe preencha, para que o outro seja uma peça dentro do vazio interno, a desilusão é o resultado inevitável. “Quando buscamos um parceiro que satisfaça nossas necessidades e eles falham em corresponder, então a cortina desce. Vamos pro “deu pra mim” ou para as barganhas do ego”.

Não surpreende que muitos casamentos acabem em conflitos e brigas totalmente desamorosas e violentas, praticamente irreconciliáveis. É o ego em sua luta pelo preenchimento através do outro. E, depois da desilusão, estamos de volta ao vazio e à falta interna.

Qual é o caminho?

#frasedodia #mentesana #psicologia #reflexões #espiritualidade #autoconhecimento #autoconhecimentodespertar #terapiadecasal #relacionamentos #casamento #criseconjugal #relacionamentoshumanos #vidaemsociedade #esperanças #expectativas #acim #ucem #davidhoffmeister #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Pequeno registro da nossa sessão comentada de MATRIX 4 “Resurrections”
Pequeno registro da nossa gostosa sessão comentada de MATRIX 4 “Resurrections” na...
Leia Mais
Join the Conversation

9 Comments

  1. says: ? Priscila ? Desenvolvimento Humano ? Guardiã do Cacau

    O caminho é mudar toda insanidade que nos colocam na cabeça desde pequenos. E cabe aos que despertaram passar a real adiante de preferência com exemplos…

  2. says: @adilsonsestenari

    Inspecionar nossas próprias crenças e descobrir como e porque foram adotadas por nós. E mais do que urgente, é possível a qualquer um.

  3. says: Christian Silva

    Creio que seja se autoconhecer ,curar as feridas emocionais e desenvolver amor próprio, com este trabalho podemos estar em um relacionamento de forma a não ter outro como uma muleta emocional. Podemos assim, viver em maior harmonia sem jogar neuroses emocionais no parceiro e não aceitar que ele jogue em nós.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *