MAS ENTÃO, QUE PENA, É MUITO TARDE. ”O florescimento da juventude nos banha co

MAS ENTÃO, QUE PENA, É MUITO TARDE.

”O florescimento da juventude nos banha com saúde e força, e nos faz querer aproveitar a vida intensamente. Com entusiasmo imbatível, nos aventuramos de todas as maneiras possíveis para aumentar nossa fortuna e poder. Para alguns, ter sucesso em seus objetivos pode muito bem envolver mal aos outros para se conseguir isso. Contudo, no momento da morte, vamos compreender a futilidade de todas essas preocupações e atividades febris. Mas então, que pena, é muito tarde para retroceder. Grande beleza não pode tirar o melhor da morte através da sedução, grande riqueza não pode suborná-la e grande força ou poder não podem forçá-la a esperar nem por um instante. O mais poderoso chefe de estado deve em seu turno obedecer ao chamado da morte. A morte vai desarmar o general, independentemente do poderoso arsenal à sua disposição. Apenas a experiência espiritual adquirida no curso de nossas vidas pode nos ajudar no momento da morte.”
– DILGO KHYENTSE RINPOCHE

Parece que nossa prática espiritual é tão forte e frequente quanto é nossa percepção da realidade da morte. Enquanto tratamos a morte como algo distante e que só nos acontecerá perto dos 100 anos, vamos gastando nosso tanque e nossos pneus com amenidades.

Por que um mestre da envergadura de Dilgo Khyentse RInpoche, considerado um dos maiores budistas do Século XX, tenta tanto enfatizar a importância de não deixar a prática para o fim da vida? O que está implícito é que o caminho é longo, muita prática é necessária e não é possível realizá-la rapidamente e quando a morte já estiver dobrando a esquina em nossa direção. E, se formos realistas, na verdade ninguém sabe o momento que a morte vai dobrar a esquina, e para muitos já pode inclusive ser tarde demais.

Que não seja tarde pra ninguém.

* * * * *

via @celioleite.adv ?

#práticaespiritual #práticadodia #práticademeditação #meditação #espiritualidade #autoconhecimentoliberta #autoconhecimentotransforma #meditar #budismo #yoga #vipassana #zazen #dilgokhyentserinpoche #reflexões #disciplina #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“O Buda diz que, idealmente, você quer transformar sua mente em algo tipo um gongo quebrado”
“O Buda diz que, idealmente, você quer transformar sua mente em algo...
Leia Mais
Join the Conversation

7 Comments

  1. says: Lene Saldanha

    Não sabemos quando morreremos e muito menos como morreremos. Pensar no como pode também ser um grande convite a urgência dessa motivação espiritual…nossa morte pode ser rápida e quase indolor. Mas pode ser também lenta e cheia de dor…que realmente nunca seja tarde para ninguém…gratidão pela partilha…??

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *