Precisamos também práticar o Dharma: ouvir, contemplar e meditar, por Dzongsar Khyentse Rinpoche

“(O Buda) Maitreya disse que ouvir o Dharma é abrir a porta para a liberação, e muitos alunos imaginam que o estudo na forma de ouvir e contemplar o Dharma seja suficiente como prática espiritual. É verdade que, para aqueles que estão na janela da prática espiritual, ouvir e ler o Dharma é extremamente recompensador, sendo também uma atividade que não deve ser abandonada por praticantes mais maduros, mas palavras são abstrações que dependemde suposições formadas ao longo de séculos, tornando obscura e vaga a linguagem que somos obrigados a usar. No fim, apenas ouvir e pensar sobre o Dharma não é suficiente — precisamos também praticá-lo. Então, ouvir, contemplar e meditar sobre o Darma são aspectos vitais do caminho espiritual, sendo a meditação sua essência.”
– DZONGSAR JAMYANG KHYENTSE RINPOCHE (em “Não É Para a Felicidade”)

Não há como escapar, a prática espirtitual é vital para a nova compreensão ou descoberta da vida, para escapar da ignorância. Ler e estudar não é suficiente. A mente precisa de uma mudança, um treinamento, uma capacidade de ver e entender.

E dentro do espectro de práticas, a prática da meditação é a essência, como diz Dzongsar Khyentse, um dos mestres budistas vivos mais importantes de nosso tempo.

“Hoje em dia, muitos praticantes do Darma, inclusive eu, continuam com a mentetão dura quanto um bloco de madeira, embora já tenham ouvido ensinamentosdo Darma por muitos anos. Ficamos felizes quando a vida parece ir bem, mas, sealgum plano dá errado, nos sentimos feridos e quase sempre liberamos umaavalanche de emoções desenfreadas, um sinal alarmante de que os ensinamentosentraram por um ouvido e saíram pelo outro.” (DJKR)

//////////

INSCRIÇÕES PARA PRÓXIMA MENTORIA

Seja avisado do novo grupo de Mentoria de Meditação, “30 dias para reinspirar e transformar sua prática” – com Nando Pereira (Dharmalog). Visite mentoriademeditacao.com, siga @mentoriademeditacao no Instagram ou deixe seu email direto neste link.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Rig Veda 10.117.1
Say not, “This poor man’s hunger is a heaven-sent doom.” To the...
Read More
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *