Precisamos também práticar o Dharma: ouvir, contemplar e meditar, por Dzongsar Khyentse Rinpoche

“(O Buda) Maitreya disse que ouvir o Dharma é abrir a porta para a liberação, e muitos alunos imaginam que o estudo na forma de ouvir e contemplar o Dharma seja suficiente como prática espiritual. É verdade que, para aqueles que estão na janela da prática espiritual, ouvir e ler o Dharma é extremamente recompensador, sendo também uma atividade que não deve ser abandonada por praticantes mais maduros, mas palavras são abstrações que dependemde suposições formadas ao longo de séculos, tornando obscura e vaga a linguagem que somos obrigados a usar. No fim, apenas ouvir e pensar sobre o Dharma não é suficiente — precisamos também praticá-lo. Então, ouvir, contemplar e meditar sobre o Darma são aspectos vitais do caminho espiritual, sendo a meditação sua essência.”
– DZONGSAR JAMYANG KHYENTSE RINPOCHE (em “Não É Para a Felicidade”)

Não há como escapar, a prática espirtitual é vital para a nova compreensão ou descoberta da vida, para escapar da ignorância. Ler e estudar não é suficiente. A mente precisa de uma mudança, um treinamento, uma capacidade de ver e entender.

E dentro do espectro de práticas, a prática da meditação é a essência, como diz Dzongsar Khyentse, um dos mestres budistas vivos mais importantes de nosso tempo.

“Hoje em dia, muitos praticantes do Darma, inclusive eu, continuam com a mentetão dura quanto um bloco de madeira, embora já tenham ouvido ensinamentosdo Darma por muitos anos. Ficamos felizes quando a vida parece ir bem, mas, sealgum plano dá errado, nos sentimos feridos e quase sempre liberamos umaavalanche de emoções desenfreadas, um sinal alarmante de que os ensinamentosentraram por um ouvido e saíram pelo outro.” (DJKR)

//////////

INSCRIÇÕES PARA PRÓXIMA MENTORIA

Seja avisado do novo grupo de Mentoria de Meditação, “30 dias para reinspirar e transformar sua prática” – com Nando Pereira (Dharmalog). Visite mentoriademeditacao.com, siga @mentoriademeditacao no Instagram ou deixe seu email direto neste link.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Por trás do 11 de setembro
The Hamburg Cell. Passou no Telecine hoje, aniversário do 11 de setembro....
Read More
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *