Monge zen Alcio Braz faz série de vídeos no YouTube para ensinar treinamento da mente

Autor do livro “O Grande Silêncio“, um treinamento da mente em 8 semanas, o psiquiatra e monge zen carioca Alcio Braz lançou também uma mini-série de vídeos curtos no YouTube onde comenta suas instruções de maneira breve, pública e gratuita. O próprio Alcio se refere às instruções alternativamente como “um treinamento de atenção plena, aprender a estar presente aqui e agora, a cada momento“. Os quatro primeiros episódios seguem abaixo, neste post.

Cada episódio contém uma das instruções principais que no livro equivalem ao tema de uma das 8 semanas. Cada episódio tem cerca de 4 minutos e começa sempre da mesma forma, explicando o que é a série de vídeos, explicando qual é a respiração completa utilizada e sugerindo a adoção de um diário de práticas. Apesar do livro conter uma abordagem bem mais completa e informativa dos temas do treinamento, é interessante e rico ouvir Alcio tratar pessoalmente de alguns dos detalhes, de maneira simples e direta.

Alcio Braz Eido Soho é médico psiquiatra e foi ordenado monge zen em 2001 por Mestre Ryotan Tokuda Igarashi, um dos pioneiros do Zen-Budismo no Brasil e no Ocidente. Além de ser aluno de Tokuda Roshi, é também de Joan Halifax Roshi, conhecida professora do Upaya Zen Center, nos Estados Unidos. Hoje Alcio coordena as práticas no Eininji, o Templo do Cuidado Amoroso Eterno, situado em Copacabana, no Rio de Janeiro.

“Não tente mudar tudo de uma vez. Seja sin­cero e analise sua vida. Quantas vezes declarou essa inten­ção para abandoná-la logo após, sentindo-se desanimado e mais uma vez diminuindo sua confiança em sua capacida­de de realização? Esse ciclo vicioso repete-se ano após ano, crise após crise. Use seu poder de decisão de forma realis­ta, estabelecendo pequenos passos que o irão conduzir às mudanças pretendidas. A prática do silêncio é o primeiro passo proposto.”
— Alcio Braz, na introdução de “O Grande Silêncio”

Eis o link para os primeiros 4 vídeos da série, que pode ser encontrada na íntegra no YouTube. No primeiro, o tema é “Praticando a Observação” (o mesmo que no livro).

 

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Por que não somos (mais) compassivos? Daniel Goleman pergunta no TED
Por que não somos mais compassivos? Ou talvez, infelizmente, tenhamos que primeiro...
Read More
Join the Conversation

2 Comments

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *