TOTALMENTE conectado com a vida: o ioga de PJ Heffernan e a crença que não somos suficientes

Há um tema unificador nos praticantes desta Ioga: um sentido de desejar se reconectar consigo mesmos. O que há nessa prática que leva os alunos tão profundamente para dentro?

PJ HEFFENAN: “Conexão é a palavra chave. A fascinação, a motivação e o combustível de longo prazo para fazer qualquer coisa difícil é a conexão. A maioria das pessoas não gosta de si mesma, essa é a questão subjacente. Vivemos numa sociedade que constantemente nos diz que não somos jovens o suficiente, não somos ricos o suficiente ou não somos bonitos o suficiente para nos conectarmos TOTALMENTE com a vida. Eu acho que muitos de nós estamos esgotados do monopólio e das corridas de ratos introduzidas por nossos pais, pela TV e mesmo pelas mídias sociais. Não quero ser rico, sou grato que não sou mais jovem e a beleza pra mim é envelhecer maravilhosa e esquisitamente, e assim penso que muitos de nós escolhemos um jogo diferente, o jogo de mergulhar para dentro em um esforço para encontrar paz”.

pjheffernan-conexao-vidaEsse post é só isso, esse trecho acima de uma resposta do instrutor de Ioga PJ Heffernan ao projeto digital Parampara, dedicado a entrevistas com pessoas envolvidas com Ashtanga Ioga, como ensinada pelo mestre iogue Sri K. Pattabhi Jois (1915-2009). Um trecho pequeno mas suficiente, em que ressaltaria duas frases.

A primeira é a comunicação cultural que recebemos constantemente e que nos transmite de maneira muito bem sucedida (infelizmente) que “não somos suficientes“, e, assim, como traduz muito bem Heffernan, não conseguimos nos conectar TOTALMENTE com a vida. Estamos sempre “correndo atrás”. Falta. Não sei quem colocou o TOTALMENTE assim na frase dele, todo em capitular, talvez o próprio entrevistador notando a ênfase da resposta, mas ficou ótimo. TOTALMENTE com capitular fica bem TOTALMENTE mesmo. É o que sinto que buscamos: nos conectarmos TOTALMENTE com a vida.

Porque o pior não é a “sociedade” dizer, é a gente acreditar. E seguir acreditando, deixando de se conectar com a vida por causa disso. Outro efeito colateral é que uma vez acreditada, a percepção da insuficiência (e/ou de não gostar de si mesmo) se perpetua.

A segunda frase é onde ele afirma que não quer ser rico nem quer ser mais jovem. Isso é uma boa conexão (total) com a vida — ele vive no momento em que responde, e não num desejo de consertar sua “insuficiência”. Sim, não quero ser rico, quero o que tem aqui. Não quero ser jovem, quero hoje como é. Se há resistência a alguma coisa que é, então já há desconexão. Se não desejo ser mais rico ou mais jovem (até porque mais jovem é impossível, né, apesar de tantos desejos nesse sentido, o que mostra bem o nível de neuroticidade que estamos), então há paz e há a chance de me (re) conectar TOTALMENTE com a vida. “Conexão é a palavra chave“.

//////////

Imagem do vídeo Thunderspank, de PJ Heffernan.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“No nível interior, talvez nada realmente nos ataque exceto nossa própria confusão”, Pema Chödron
“Em relação ao nível interior de obstáculos, talvez nada realmente nos ataque...
Read More
Join the Conversation

1 Comment

  1. says: monica ribeiro

    grata pelo excelente texto, treco de entrevista com o Mestre, que nos leva a uma reflexão profunda e avaliação das nossas escolhas…

    aprendendo cada vez mais a nos reconectar….

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *