Islamismo, Cristianismo, Hinduísmo e Budismo: série Crash Course ajuda a entender história e religião

“Sr. Green, Sr. Green, porque você acha que as pessoas sabem tão pouco a respeito da histórica Islâmica?”, pergunta o personagem. “Acho que não conhecemos a história antiga do Islã porque não aprendemos sobre ela, porque fomos ensinados que nossa história é a história do Cristianismo na Europa, quando de fato nossa história é a história das pessoas no planeta, então vamos tentar aprender alguma coisa hoje”, responde o escritor e apresentador-professor americano John Green, na abertura de um episódio sobre o Islã da série Crash Course, publicada no YouTube e assinada por mais de 1,6 milhão de pessoas. E não foi apenas nos Estados Unidos e na Europa que essa educação foi encurtada ou sequer feita, no Brasil também há deficiência na cobertura da história das pessoas no planeta (no colégio fundado por padres católicos em que estudei não lembro sequer de ter ouvido o nome do Islã ou qualquer de seus fundamentos).

O Crash Course é uma série de pequenos vídeos educativos que variam de 9 a 12 minutos em média e ensinam Biologia, Química, Ecologia, História Mundial, História dos Estados Unidos, Psicologia, Literatura Inglesa e Literatura, e que recebeu investimentos do Google via o YouTube Original Channel Initiative. Criada em 2011, a série já produziu 210 episódios, conta com professores de apoio criando os roteiros de cada aula e também é apresentada pelo irmão de John, Hank Green, que também é músico e bioquímico.

Abaixo 3 episódios que envolvem a história das religiões, começando com o Islã (episódio 13), depois abaixo com Cristianismo e Judaísmo (episódio 11), e então para Budismo e Hinduísmo (episódio 6). Apesar da abordagem ágil e rica em informações, algumas delas não são precisas, e entre elas estão incluídas alguns erros básicos, como traduzir “Buda” (Buddha) por “professor” (teacher), ao invés de “desperto” (awakened one).

A série é falada originalmente em inglês, mas é possível ativar a legendagem automática em português a partir do controle do vídeo.

Obs.: O Crash Course tem um Tumblr, além de Twitter e Facebook.

1. “Islã, O Alcorão e os 5 Pilares, Sem Guerra: Crash Course História Nº13” (Islam, the Quran, and the Five Pillars All Without a Flamewar: Crash Course History #13).

 

2. “Cristianidade do Judaísmo a Constantine: Crash Course Mundo Nº11” (Christianity from Judaism to Constantine: Crash Course World #11).

 

3. “Buda e Ashoka: Crash Course História Mundial Nº6” (Buddha and Ashoka: Crash Course World History #6)


More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Pra contemplar [56]: “#slowmocean”, a maravilha das ondas da Austrália em slow-motion [VÍDEO]
A natureza deste planeta não é só incomensuravelmente bela, mas nestes tempos acelerados,...
Read More
Join the Conversation

5 Comments

  1. says: Alexandre

    Gostaria de poder entender. é muito dificil acompanhar a tradução. Ele fala muito rápido. Deveria ter uma opção para poder assistir mais de vagar. mais lento

  2. says: Tânia

    Pessoal, se vocês leem em inglês é só clicar na opção Transcript que vem embaixo do vídeo, porque é bastante informação em 10 minutos. Saudações

  3. says: Juliana

    Vi apenas o vídeo sobre Buda e Ashoka e, particularmente, não gostei muito. Além da pressa em dar as informações, senti certa ironia e desprezo, não sei.. Talvez seja o mal estadunidense em relação a outras culturas.

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *