O ego, a “queda” e a nova era em que ele não tem mais útilidade: a visão de Eckhart Tolle [VÍDEO]

O universo cometeu um erro ao criar o ego?

Você pode elaborar mais sobre a queda do ego?

A maior parte das teorias de Psicologia e Espiritualidade tem uma visão sobre ele, o ego, que grosseiramente poderíamos traduzir como a entidade virtual nascida da percepção da individualidade humana com visão separada da existência, quase sempre referida como iludida a respeito de si mesma e obliteradora da consciência. Mas também não há consenso, e as teorias psicológicas ocidentais em geral se referem a uma coisa, enquanto que as escolas orientais a outra, e dentro de cada campo também há diferenças. O autor Eckhart Tolle, de “O Poder do Agora” e de “O Despertar de Uma Nova Consciência“, também tem uma visão a respeito do ego, da sua aparição na história do ser humano e do que lhe espera no desenrolar da evolução, e ele fala sobre isso de maneira resumida no vídeo abaixo, “Sobre o Ego e a Queda”.

“Embora sobre uma certa perspectiva o ego pode parecer insano, sob uma perspectiva mais elevada ele é normal e parte do processo evolutivo das espécies. É um estágio na evolução. Como estamos nos aproximando de um novo estágio na evolução, estamos começando a ver que o ego está perdendo completamente sua utlidade. Mas ele tinha sua utilidade. E só agora começamos a ver que ele é insano, porque estamos nos aproximando de um novo estágio na evolução humana.”
~ Echkart Tolle, em “Sobre o Ego e a Queda”

Veja mais posts de Eckhart Tolle aqui no Dharmalog.

Assista ao trecho (15min) “Sobre o Ego e a Queda” abaixo. Tradução e legendagem (embutidas) por Paulo Azambuja, a quem deixo meus agradecimentos pelo trabalho e pela disponibilização públicada.

//////////

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
O Silêncio sobre a Arte, e Agora? – III
O Silêncio sobre a Arte, e Agora? – III Muito interessante a...
Read More
Join the Conversation

1 Comment

  1. says: DE-ANUBIO A MENDONÇA

    Excelente visão do aqui e agora futurista, quando o EGO estruturado se fundir ao SELF, entendermos o que o CRISTO quis dizer ao afirmar :EU (EGO) e o PAI(SELF) SOMOS UM.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *