É possível perdoar tudo? Como? O monge Thich Nhat Hanh responde em 4 minutos [VÍDEO]

É possível perdoar tudo? Como?“. A pergunta sobre o perdão total foi feita por um dos alunos ao monge Zen vietnamita Thich Nhat Hanh, líder da Plum Village e autor de livros como “O Milagre da Atenção Plena” e “Cultivando a Mente do Amor“, durante um dos retiros de verão que acontecem na França todo ano com a presença de crianças e jovens do mundo todo. “Sim, é possível” é a versão curta da resposta de Thay, que responde na íntegra (usando sua cativante voz singela e pacífica) em 4 minutos, como está no vídeo abaixo, traduzido e legendado livremente por este blog. Apesar de recomendar muito assistir aos breves minutos do vídeo e sentir a transmissão bonita de Thay, vou infringir essa recomendação e colar um pedacinha da resposta abaixo, um pedaço importante, onde ele diz que “apenas” a vontade não é suficiente para perdoar:

“A vontade de perdoar não é suficiente. Mesmo que você queira perdoar, você não consegue. Apenas a verdadeira compreensão pode trazer o perdão. E esse tipo de compreensão é possível apenas quando você vê o sofrimento (do outro)”.
~ Thich Nhat Hanh

Abaixo, a resposta de Thay (caso o vídeo não apareça, recarregue esta página, e caso a legenda não apareça automaticamente, clique na opção “Select Language” logo abaixo do vídeo e escolha a alternativa “Portuguese, Brazilian”, ou veja neste link alternativo):