Brilliant Moon, o filme sobre o célebre lama budista Dilgo Khyentse Rinpoche, mestre do atual Dalai Lama [VÍDEO]

A impressionante história de vida de um dos mais célebres mestres budistas do Século XX, o tibetano Dilgo Khyentse Rinpoche (1910-1991), da tradição Nyingma, mestre do atual e XIV Dalai Lama, Tenzin Gyatso, e da família real do Butão, é o tema do belo documentário “Brilliant Moon – Glimpses of Dilgo Khyentse Rinpoche“, de 58min, que segue abaixo na íntegra. Com imagens raras e impressionantes (como Dilgo Khyentse aos 25 anos, em 1935), “Brilliant Moon” é costurado por uma animação cativante e traz várias cenas do Tibete, India, Butão, Estados Unidos e Nepal, além entrevistas com grandes pensadores do Budismo moderno como Sogyal RinpocheMatthieu Ricard, Dzongsar Khyentse Rinpoche, Rabjam Rinpoche (neto de Dilgo Khyentse) e o próprio Dalai Lama, e a narração de dois de seus admiradores ocidentais, o ator Richard Gere e o cantor e compositor Lou Reed. Mas mais do que isso, traz a força e a luz de um imensamente reverenciado lama do Tibete, que dedicou sua vida a descoberta da Verdade através dos ensinamentos budistas, e depois a ensiná-la como um missionário direto do Buda. O documentário termina com cenas ternas e luminosas do jovem Khyentse Yangsi Rinpoche, nascido em 1993 e reconhecido na tradição budista como a reencarnação de Dilgo Khyentse Rinpoche.

Ao ver essas cenas de Dilgo Khyentse, mesmo sem conhecer muito da vida dele antes desse documentário, fiquei imensamente tocado pela dedicação à grandeza da vida de uma pessoa tão preciosa, e pela percepção de como a vida é uma dádiva magnânima ao vê-lo viver a dele. Sabendo que ele morreu em 1991, tão perto, que eu já era vivo quando ele ainda era vivo, que poderia tê-lo conhecido de alguma maneira, bate a sensação de ter perdido uma oportunidade que não volta mais, mesmo sem saber que ela existia enquando existia. Dilgo Khyentse Rinpoche é uma imensa inspiração e esse breve documentário traz muita reverência e admiração por estar vivo.

“O Buda explicou em bastante detalhe quais as qualidades de um grande guru, e eu encontrei nele todas essas qualidades”.
~ XIV Dalai Lama, sobre Dilgo Khyentse Rinpoche

Para conhecer mais da vida e da obra de Dilgo Khyentse, visite a Dilgo Khyentse Fellowship, dedicada a transmissão do seu legado.

Um filme mais recente, “Spirit of Tibet: Journey to Enlightenment, The Life and World of Dilgo Khyentse Rinpoche, de 1998, feito pelo monge Matthieu Ricard, também conta a história de Dilgo Khyentse Rinpoche, com que Ricard viajou durante 14 anos, e apresenta

Abaixo o filme original (58min), em inglês, com legendas em espanhol (que devem ser ativadas usando os controles na parte inferior do vídeo):

//////////

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“In all things it is
“In all things it is better to hope than to despair”. Goethe.
Read More
Join the Conversation

12 Comments

  1. says: Claudia

    Nando, que as bençãos divinas recaiam sempre sobre você pela grandeza do seu trabalho neste blog, por nos trazer tão belas informações, como este vídeo tão inspirador. Para mim seu blog é como um alimento para alma. Obrigada!!!!

    1. Claudia, essas palavras já são imensas bençãos divinas, minha amiga! Me inspira ver generosidade desse tipo. O que me lembra de novo esse grandioso mestre Dilgo Khyentse, como atrai a bondade e luz.

      Obrigado de coração.
      E por favor volte sempre.

      Nando

  2. says: Vaidyaratna

    “The Spirit of Tibet – A Journey to Enlightenment”
    (The Life of His Holiness Dilgo Khyentse Rinpoche)

    http://youtu.be/DQPmnGTUHYU

    Querido Nando,
    pegando carona em tuas palavras, de fato, esse é um verdadeiro Mestre!

    Compartilho contigo esse outro video sobre a vida dele (com legendas em espanhol)

    Grata!!!

    1. Karla, já está anotado aqui, e apesar de muita gente já estar vendo aqui com teu comentário, vou repassar também num post. Só vou terminar de assistir, porque só vi um pedaço. Você curtiu esse (The Life of His Holiness)?

      Obrigado!
      Nando

  3. says: Diana Barros

    Muita gratidão por divulgar um filme tão lindo, tão belo, inspirador, e que nos toca profundamente o coração. Parabéns pelo blog e pelo seu maravilhoso serviço em difundir o Dharma. Que os Budas continuem iluminando esse belo trabalho e que muitos seres seja beneficiados!

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *