Você sabe de onde vem seus alimentos? O exemplo dos 149 produtores da Feira de Agricultores Ecologistas [VÍDEO]

A grande maioria muda quando tem problema de saúde, e nós não tivemos isso, a gente saiu antes disso”, diz sorridente o produtor e feirante Vilson Stefanosky, numa das partes do vídeo “Você Sabe de Onde Vem Seus Alimentos?”, documentário de curta-metragem (8min) produzido pelo Coletivo Aura sobre a Feira de Agricultores Ecologistas (FAE), de Porto Alegre (RS). Há 22 anos a Feira reúne produtores locais que praticam a agricultura orgânica, sem agrotóxicos, alguns deles vindos da agricultura que usava químicos e que hoje escolheram um caminho de saúde, num total de 149 produtores hoje presentes na rua próximo ao Parque Farroupilha, na capital gaúcha. O vídeo traz o depoimento de compradores e de produtores, como este abaixo:

“Eu vejo que tem muitos agricultores que…, que até aprenderam com nós a usar veneno, porque nós éramos referência lá na região, a maioria continua nesse caminho, né, e nós despertamos e fomos buscar informação, fomos buscar outro caminho, que na época tinha pouca informação, né, o que tinha de informação era mais assim, quase que ideológica, uma coisa mais de sonho do que propriamente como fazer, de tecnologia, de técnica”.
~ Pedro José Louvato, produtor e feirante, em “Você sabe de onde vem seus alimentos?”

O documentário de 8min com belas imagens da feira e dos produtos vendidos e com bonita trilha sonora segue abaixo:

//////////

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“I have always said that
“I have always said that I hate so much and love so...
Leia Mais
Join the Conversation

7 Comments

  1. says: norma7

    Que cuidadoso tratamento o dado a esse vídeo – um dos produtores tem o sobrenome Ternura :)*
    Fez jus à imbatível paleta de cores que a Natureza escolheu para nos alimentar/alegrar e ao amor a essa função de cuidar dos alimentos, que pula dos olhos e palavras dos produtores, direto para os nossos corações. Foi uma belezura…

    P.S.:Não conheço a feira fisicamente, mas já consumi alguns de seus produtos (grãos e sementes p/germinar e mel). Yuhmm!

    Foi tudo de bom esse Post. Grata.
    Boa Sorte.

    1. Obrigada pelo excelente post. O vídeo é lindo, porque mostra como a natureza retribui quem cuida dela com carinho, desmanchando-se em frutos coloridos e saudáveis. O que mais ficou na minha mente foram as palavras de um dos produtores: “qualidade de vida não são os bens materiais…”.Adorei também o respeito do consumidor para com o produtor e o amor dos últimos para com a terra.

  2. says: Neuma Camelo

    Bonita iniciativa. A vida sendo cuidada com muito carinho e respeito. Esperemos que essa idéia se multiplique cada vez mais. A Natureza agradece!

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *