Pra contemplar [23]: a colossal foto interativa que mostra um bilhão de estrelas da Via Láctea [LINK]

Quando a foto foi montada pela primeira vez, fiquei mexendo nela durante horas, é simplesmente deslumbrante“, diz Dr Nick Cross, da Faculdade de Física e Astronomia da Universidade de Edimburgo, um dos responsáveis pelo projeto. “Há aproximadamente um bilhão de estrelas na foto – isso é mais do que aparece em qualquer outra imagem produzida por pesquisas”. A imagem final tem mais de 150 bilhões de pixels, está centrada na região de complexa formação de estrelas chamada G305 e precisa de três níveis de zoom para ver em detalhe. A foto foi noticiada por vários veículos de mídia ontem, como BBC, Huffington Post, Scientific American, ScienceDaily, MSNBC, entre vários outros.

USE ESTE LINK para acessar a foto interativa, produzida pelo próprio Dr Nick Cross, onde é possível usar o zoom para aproximar cada trecho e ver literalmente milhões de estrelas em cada parte (embora nem todas as áreas tenham o zoom mais profundo). Alternativamente, clique sobre as fotos deste post.

A foto foi apresentada terça-feira na Universidade de Edinburgh e reapresentada ontem no evento UK National Astronomy Meeting (NAM), em Manchester, na Inglaterra, é na verdade a junção de milhares de fotos da galáxia produzidas por telescópios do Chile e no Havaí. Ambos instrumentos, o UK Infrared Telescope no Havaí e o Vista Telescope no Chile consegue ver os céus usando ondas infra-vermelhas, não sendo prejudicadas pela poeira que normalmente obscurece a visibilidade normal, através de ondas óticas.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Happiness, by various authors
“We have an infinite number of reasons to be happy and a...
Read More
Join the Conversation

5 Comments

  1. says: Cada vez eu acho o Universo masi lindo!!!

    adorei as novas fotos das milhoes de estrelas na via Lactea..
    Cada dia me apaixono mais pela beleza do nosso Universo

  2. says: junior pereira dos santos

    isso é magnifico, todas as vezes que tiver igual mande para min.o universo é quase tudo,o planeta terra é quase um nada no meio de tudo é estraordinario…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………?

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published.