15 recomendações para pensar claramente, da revista da Sri Auborindo Society

As 15 dicas a seguir foram publicadas na edição do mês passado da Revista da Sri Aurobindo Society, organização construída em torno da obra do filósofo indiano Sri Aurobindo (1872-1950), cuja obra enfatiza muito o Yoga Integral e o domínio sobre a mente. As recomendações seguem indicações quase sempre prezando pela sinceridade, pela atenção e pelas aspirações superiores sem perder a realização prática, e incluem comentários descritivos que falam, por exemplo, que “um amor genuíno pelos outros é a melhor preparação para um pensamento claro e sem preconceitos”.

No mesmo tema, foi publicado aqui anteriormente o post “O domínio da própria mente está dentro das nossas possibilidades”, por Sri Aurobindo” (13/06/11), que também traz insights valiosos.

Seguem as 15 recomendações para pensar claramente (“15 Tips to Think Straight”):

1. Tenha seus próprios pensamentos.

Se você simplesmente engole o que você vê, ouve e lê sem analisar, você não está vivendo como uma pessoa inteligente. Por outro lado, se você pesar, examinar e filtrar as evidências, você terá mais chances de encontrar a verdade e compartilhá-la com os outros.

2. Pense antes de agir.

Atitudes “no calor do momento” são geralmente baseadas em pensamentos superficiais e confusos. Mesmo um único momento de reflexão pode ter grandes e duradouras consequências.

3. Pense objetivamente.

Desenvolve a facilidade de pensar além de um ponto de vista limitado e egoísta. Se você for além da tendência humana de ouvir apenas o que quer ouvir, e de ser temeroso aos fatos, você será mais apto a receber a verdade, sem tentar adaptá-la ou distorcê-la.

4. Pense à frente.

Cultive o hábito de olhar além do presente. É importante pensar à frente. Pese as consequências no tempo e na eternidade das coisas que você pensa, diz e faz hoje.

5. Pense positiva e construtivamente.

Uma pessoa construtiva vê uma oportunidade em cada calamidade enquanto um cínico vê uma calamidade em cada oportunidade. Acostume-se a pensar esperançosamente nas circunstâncias mais desanimadoras.

6. Pense sobre as coisas.

Reserve alguns momentos para pensar sobre as coisas e você terá mais probabilidade de chegar à verdade do que perdê-la ou distorcê-la.

7. Pense caridosamente.

Um amor genuíno pelos outros é a melhor preparação para um pensamento claro e sem preconceitos. A pessoa hostil, invejosa e amarga raramente pensa direito sobre os assuntos humanos ou divinos.

8. Certifique-se e certifique-se novamente.

Faça uma investigação decente dos fatos antes de tomar uma decisão.

9. Cuidado com preconceitos.

Compromenta-se com sua consciência que você vai ter todos os fatos essenciais antes de chegar a uma conclusão final.

10. Olhe honestamente para seus próprios erros.

Ampliar as dificuldades dos outros enquanto diminui as próprias é o caminho mais curto para pensar torto e pode até mesmo levar a sérios problemas com a lei moral, como trapaça, fraude e mentira.

11. Vá além do pensamento aspirador.

Você terá vigor e claridade no pensamento se você se disciplinar a carregar suas boas intenções para a ação. É fácil se iludir confundindo o pensamento que aspira pelas coisas com a real conquista delas.

12. Não subestime o óbvio.

Quando um grande caminhão ficou preso embaixo de um viaduto todos os esforços para tirá-lo de lá foram fracassados. Um garotinho que tinha assistido a todos os procedimentos finalmente disse pro motorista: “quer saber como fazê-lo soltar? Esvazie um pouco os pneus”.

13. Pense com determinação.

Persiga idéias valiosas de uma maneira que você possa tirar o máximo delas. Se você se esforçar para ter idéias valiosas, estará numa posição mais forte para passá-las adiante.

14. Cuidado com os detalhes.

Certifique-se que você tem completo conhecimento do que espera fazer e evitará equívocos. Ás vezes o número do pedido está certo, o número do apartamento está certo, mas o número do prédio está errado…

15. Procure o significado mais profundo.

Mergulhe abaixo da superfície do que você ouve e lê. Tome, por exemplo, as palaras de Jesus Cristo: “Assim como você deseja que façam por você, faça pelos outros”. Antes que qualquer pogresso seja feito para resgatar a paz no mundo, é absolutamente necessário que milhões de pessoas como você pense no que significa “fazer aos outros como se você fosse os outros”.

(Condensado de “Christopher Notes”).

//////////

Foto de Gabba Gabba Hey! (Flickr).

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Are you REALLY intelligent?
“I care only for those who are ready to change the very...
Read More
Join the Conversation

2 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *