Ancestral “sociedade de parceria” pode ser solução para crise global, diz historiadora Riane Eisler (VÍDEO)

Os seres humanos já viveram em uma sociedade de parceria há muito tempo, na Idade da Pedra, antes de entraram no “sistema de dominação“, como chama a historiadora e autora austríaca Raine Tennenhaus Eisler (“A Verdadeira Riqueza das Nações”). Em entrevista (vídeo abaixo) para o jornalista Jorge Pontual para GloboNews, Raine Eisler diz que a história que nos contam não é exatamente aquela, e que a arte daquele período mostra um homem das cavernas diferente de um reles promotor da violência ou da destruição, mas um celebrador da vida.

Aquele “sistema de parceria” acabou, por uma razão que não se sabe ao certo, segundo a historiadora, mas provavelmente em condições que muito se assemelham à crise global que vivemos hoje. Por isso, ela prega que “devemos acelerar o movimento da dominação para a parceria“. Já existem exemplos, e ela cita o Brasil como um deles, mas não raras vezes temos regressões.

A dica da entrevista é do Comitê da Cultura e da Paz, coordenado pela Associação Palas Athena em parceria com a UNESCO. Ao sugerir a entrevista, o blog diz que Raine Eisler “expõe os paradigmas da realidade contemporânea, mostrando a chocante transformação trazida por culturas de pastores nômades e guerreiros, que impuseram forma de viver baseado no poder da força, (…) e aponta o caminho de futuro viável, para convívio de forma mais saudável e respeitosa, alinhando escolhas com valores de parceria, cuidado amoroso, inclusão e sustentabilidade”.

A entrevista completa está no vídeo abaixo (22min36seg), já legendado em português:

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Alan Watts: quando eu morrer, voltarei para o lugar onde eu estava antes de nascer? O completo nada?
Muita gente adoraria uma resposta pronta sobre a morte, sobre o que...
Read More
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *