XIV Dalai Lama vem ao Brasil em setembro para três dias de simpósio e palestras

O maior líder espiritual vivo do Budismo Tibetano, Tenzin Gyatso, o XVI Dalai Lama, estará em São Paulo de 15 a 17 de setembro para sua 4ª visita ao Brasil, com agenda concentrada em palestras e um simpósio com cientistas sobre estados da consciência. Vencedor do Prêmio Nobel da Paz (1989) e mais de 100 títulos honoris causa, doutor em filosofia e autor de diversos livros contendo ensinamentos budistas (A Arte da Felicidade, Os Três Principais Aspectos do Caminho, Como Saber Quem Você É), o XIV Dalai Lama vai dividir sua agenda no Brasil entre uma palestra fechada de consciência para empresários, um diálogo sobre consciência com cientistas europeus e brasileiros, e duas palestras públicas com temas mais abertos como convivência solidária e emoções construtivas. Os ingressos podem ser comprados através do site oficial do evento, em dalailama.org.br/dalailama/2011.

O 1º dia do Dalai Lama será um evento fechado para empresários, uma palestra com o tema “Nova Consciência nos Negócios – Valores para um Mundo Sustentável – Um Movimento de Transformação”.

No 2º dia ele estará falando no aguardado simpósio “Estados de Consciência: Encontro entre o Saber Tradicional e o Científico”, que contará com a presença de pesquisadores estrangeiros como a dos neuropsicólogos Caroline Schnakers, da Universidade de Liége, na Bélgica (Estado mínimo de consciência – implicações clínicas) e Adrian Owen, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra (Estado mínimo de consciência – pesquisas com neuroimagem), e da psicóloga inglesa Tamara Russell, do King’s College de Londres (Aplicações clínicas de práticas contemplativas), além de brasileiros como Edson Amaro (Plasticidade cerebral, cognição e emoções) e Elisa H. Kozasa, ambos do Instituto do Cérebro/Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

O 3º dia terá duas palestras do Dalai Lama. Pela manhã será “Convivência Responsável e Solidária“, no Parque do Anhembi, e à tarde será “Cultivando Emoções Construtivas“, no WTC.

“Defensor incansável da não violência como compromisso ético de vida; promotor do diálogo entre as culturas e as religiões; pioneiro na aproximação entre as ciências e a espiritualidade — especialmente no campo das neurociências — Sua Santidade percorre o mundo convidando-nos a refletir sobre a necessidade de cultivar uma convivência harmônica conosco, com os outros e com o macro projeto chamado Vida”, diz o site oficial, apresentando o evento de setembro.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Historinha 6, Computer Stupidity
Historinha 5 E-mail do cliente: “CanYouFixTheSpaceBarOnMyKeyboard?”
Read More
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *