10 apps de Android e iPhone para meditação

Aplicativos para ajudar a meditar são bons por no mínimo três motivos: 1) dispensam relógio ou despertador, 2) reproduzem sons agradáveis como os sinos originais que marcam o início e o final de cada sessão, e 3) “desligam” as funções normais do celular enquanto você está meditando. Tudo isso simplesmente ativando o aplicativo. Importante notar que essa lista é para as meditações originais, em silêncio, como a prática de Dhyana Yoga ou o Zazen, que constituam sessões apenas com avisos de início e final e duração que variam geralmente de 20 a 40 minutos.

Um dos meus apps preferidos para Android é o Insight Timer (Lite), de fácil configuração e que desativa o celular automaticamente ao ser iniciado. Além disso, possui dos melhores sinos. Seguem outras opções selecionadas abaixo.

PARA ANDROID:
JustSit – faz a mesma coisa que o Insight Timer, com uma interface mais minimalista, tem AirPlane mode e só perde por não poder configurar um sino durante a sessão.
Soto Timer – um pouco mais estiloso, ainda que também simples, com o símbolo do Zen como ícone. Mas não tem configuração de sino durante nem desativa o celular por padrão.
Zazen Meditation Timer – Muito parecido com o Soto Timer para iPhone, com o mesmo ícone, esse app era mais básico mas evoluiu e agora tem aviso durante a sessão e desativação das funções do celular.
MobeMeditate – Simples, com as configurações essenciais, os extras desse app estão na oferta de estatísticas e de um modo pronto de meditação chamado “Integrated Amrita Meditation Technique” (não conheço o método, mas a autora é a renomada Amma, considerada uma santa na Índia).

PARA IPHONE:
Insight Timer – a versão para iPhone.
Soto Timer – idem.
Meditation Timer – Apesar de ser um pouco mais limitado funcionalmente, sem configurações avançadas e sem sinos, tem um visual interessante, com números grandes e que agradam quem curte um design mais bacana.
SUZU Meditation Timer – Belíssimo aplicativo, com um dos jeitos de configuração mais simples que testei e imagens que são ativadas como “screensaver” quando a sessão é iniciado, incluindo uma das imagens clássicas do Buda.
Meditator – também muito interessante, de fácil configuração, com aviso durante de sessão, modo silencioso e vibracall, e também oferece bons sinos e a possibilidade de música em background.

BÔNUS (IPHONE):
Zazen Meditation Timer – Esse app possibilita a criação de uma rotina de Zazen, exatamente como num retiro, configurando mais de um Zazen, intervalos e Kinhin (meditação andando).

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Auto-esquecimento, tentação da era tecnológica
“Self-forgetfulness is the reigning temptation of the technological era. This is why...
Read More
Join the Conversation

1 Comment

  1. says: Edu Ruiz

    Muito obrigado pelas dicas.

    Instalei o Insight Timer e vi que ele também tem uma coisa interessante, uma “rede” que mostra quem, onde e por quanto tempo está meditando.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *