“Você não para o desejo, você para de acreditar nele”.- AJAHN SUCITTO

“Você não para o desejo, você para de acreditar nele”.
– AJAHN SUCITTO

É isso que substitui a repressão do desejo, a não-aceitação, a negação, a condenação, pelo que realmente pode libertá-lo: a visão profunda do que ele é e de como vivemos inconscientemente agarrados a ele.

Parar de acreditar nele não é uma manobra artificial, é algo que acontece naturalmente quando o vemos de perto. Mas nós não o vemos, nós só corremos atrás deles, consumimos, e renovamos esse processo de forma repetitiva.

Desejo isso. Desejo aquilo. Desejo aquilo outro.
Desejo isso. Desejo aquilo. Desejo aquilo outro.
Desejo isso. Desejo aquilo. Desejo aquilo outro.

É o famoso osso com sangue que o cachorro fica roendo o dia inteiro. Não tem nada ali, apenas restos, apenas a impressão de quem tem algo ali, mas iludido e completamente tomado pelo desejo, o cachorro não vê isso, não percebe. Ele continua roendo obsessivamente o osso com sangue.

Até quando? Até ele ver que não tem nada ali. Aí ele para de acreditar que naquele osso tem alguma coisa.

Mas se você proibir o cachorro de chegar até o osso, isso não resolve. Pode até aumentar o desejo do cachorro por este e por outros ossos de sangue. Ele continua acreditando que ali tem a solução que ele busca, só que agora está mais distante. Provavelmente ainda mais desejoso dele. Mais preso. Mais inconsciente. Mais iludido. Mais sofrido.

//

#desejo #ajahnsucitto #frasedodia #sofrimento #autoconhecimento #autoobservação #4nobresverdades #budismo #dukkha #samudaya #ensinamentosbudistas #theravada #filosofia #psicologia #psicologiabudista #despertar #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
QUANDO ESTÁS EM CASA “Quando tomas banho, pensas no café da manhã. Quando tomas
QUANDO ESTÁS EM CASA “Quando tomas banho, pensas no café da manhã....
Leia Mais
Join the Conversation

7 Comments

  1. says: Saulo Gustavo

    Boa tarde! Me da sua opinião ião sobre algo que me confunde em alguns momentos, por favor. Entendo o fluir com a vida. Entendo sobre o desejo até a página 10. Hoje vejo a lei da atração com outros olhos e vejo que tudo que eh falado online é um grande marketing, tão vazio, palavras que apenas fortalecem (até certo ponto) o ego e depois o enfraquecem, muitos se afundam nas expectativas e se frustram. Devemos antes de tudo entender nossas sombras que eh muito mais eficaz do que pensamento positivo, ao meu ver. Bem, a questão é se eu quero uma casa, por exemplo, desejo ou não a casa? O desejo eh danoso ou esse desejo falado é desejo que ficamos apegados o tempo todo? Querer algo, até mesmo o que comer no fds, não deixa de ser um desejo. Devemos deixar fluir tudo a ponto de ter ou não uma casa sem pensar ou não em querer ou desejar ter em poucos momentos? Deu p entender ou ficou confuso?

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *