“No momento que você começa a questionar as coisas”: Aryadeva e o ruir das ilusões

“No momento que você começa a questionar que as coisas podem não ser exatamente como parecem ser, toda a estrutura das ilusões começa a ruir”.
// ARYADEVA (200-250 dC)

Onde andam nossos questionamentos?

Sem questionamento não há caminho nem saída nem resposta nem realização nem busca nem despertar nem nada, né.

Sem perguntas há o que? Somente um “ir com a manada”. Uma passividade estéril na vida. É necessário pelo menos um bom “mas peraí!?” a cada 3 meses.

O que está explícito na frase de Aryadeva mas que às vezes não prestamos muita atenção é que ele afirma que estamos imersos numa “estrutura de ilusões”. Algo difícil para nós enxergarmos. Que ilusões, afinal? “Ele deve estar falando das pessoas que acreditam que vão para o paraíso”. Nós damos de ombros e repassamos a conta para quem consideramos mais iludidos.

Quem realmente acha que está iludido? Nosso ego tem mecanismos que nos “protegem” dessa percepção. E sem desconfiar das nossas próprias ilusões, que tipo de questionamento podemos fazer? Provavelmente algum tipo muito fraco e insipiente.

O problema é que as ilusões não deixam de ser menos reais nem menos prevalecentes porque as negamos. Pelo contrário, elas ficam mais fortes e dominantes. E se chocam cada vez mais com a realidade. Aí precisamos de mais camadas de negação e distração.

Curiosamente, isso é o que mais temos hoje: ausência de perguntas, muita negação e distração.

Onde andam nossas perguntas?

//

SPOILER ALERT MATRIX 4

PS: Apenas como uma nota de rodapé, isso é muito bem simbolizado no filme “Matrix Resurrections”. No momento em que o personagem Thomas Anderson (Keanu Reeves) começa a questionar seu tratamento terapêutico e seu cotidiano no trabalho, o programa começa a acusar falhas. É sincrônico. Quando ele percebe algo errado no programa, o chefe (Agente Smith, defensor master da Matrix), aparece para monitorá-lo e pressioná-lo a se comportar. Quando ele pára de tomar a pílula azul, aí a casa cai, e a jornada começa.

PS2: Em breve faremos uma sessão extra de Matrix 4 comentado e podemos ver mais da riqueza desse roteiro e dessa obra.

//

#aryadeva #elizabethmattisnamgyel #budismo #perguntas #questionamento #questionamentos

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“As capacidades pelas quais podemos ganhar visão sobre os mundos superiores estã
“As capacidades pelas quais podemos ganhar visão sobre os mundos superiores estão...
Leia Mais
Join the Conversation

7 Comments

  1. says: Daniela Fregonese

    Cena impactante do filme em que eles fogem de moto: estrutura de ilusões ruindo. Sem mais spoiler, quem puder, assista a sessão comentada ?

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *