“Todos os opostos buscam alcançar um estado de equilíbrio.” _ CARL GUSTAV JUNG (

“Todos os opostos buscam alcançar um estado de equilíbrio.”
_ CARL GUSTAV JUNG (em “Memórias, Sonhos e Reflexões”)

Um estado de equilíbro mais completo levaria, em último caso, a um estado de iluminação – se pegarmos os conceitos de Jung e levarmos adiante. 

Esse estado de equilíbrio maior é alcançado pel constante busca de equilíbrios diversos na vida. E que envolve também a transformação do que é inconsciente em consciente. Daquilo que não sabemos que estamos vivendo, sentindo, pensando, fazendo, querendo e sendo, em algo que sabemos, em algo que então somos conscientes e lúcidos. Mas isso, obviamente, implica em aceitação e integração. Enquanto algo disso não for aceito e integrado, não está exatamente consciente – pois ainda está sendo rejeitado. Enquanto ainda não aceito, enquanto rejeito e não integro, é um pólo em desequilíbrio – e não integrado. E saberei porque causará sofrimento em mim.

Então esse equilíbrio é um movimento da mesma família da integração e da consciência. E como está sempre caminhando na direção do equilíbrio último, maior, demanda os movimentos que chamamos de “despertar da consciência”, de tornar o que é inconsciente em consciente.

Enquanto qualquer pólo estiver se manifestando de forma inconsciente, o equilíbrio se torna difícil, ou mesmo impossível. 

O mestre budista Tenzin Wangyal Rinpoche concorda, dizendo que “há um impulso natural em nós em direção ao equilíbrio da mesma forma que há um impulso natural em nós em direção a um maior crescimento espiritual e de consciência”.

E completa: “Ambas podem ser pervertidas ou negadas, mas a sabedoria que nos leva em direção ao equilíbrio é inerente em nosso ser”.

Inerente. Ou seja, a busca pode ser negada ou pervertida, mas não pode ser parada. Está em nós.

Todo esse equilíbrio e crescimento da consciência, que a gente também pode chamar de caminho do autoconhecimento, segundo Jung é a busca do ser por funcionar no seu auge, no seu ápice, com todas as suas potencialidades livres e plenamente operantes.

Isso é que é vida. 

//

#jung #carlung #integração #psicologia #psicologiaanalítica #psicologiabudista #budismo #tenziwangyalrinpoche #frases #equilíbroi #balanço #harm

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
COMO FUNCIONA A MENTORIA DE MEDITAÇÃO DO DHARMALOG com Nando Pereira (autor do
COMO FUNCIONA A MENTORIA DE MEDITAÇÃO DO DHARMALOG com Nando Pereira (autor...
Leia Mais
Join the Conversation

2 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *