“A verdadeira viagem do descobrimento não consiste em procurar novas paisagens,

“A verdadeira viagem do descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos”.
// MARCEL PROUST

“O destino de alguém nunca é um lugar, mas uma nova forma de ver as coisas”.
// HENRY MILLER

O único elemento que está fora da “foto” dessas duas frases (que são maravilhosas e inspiradoras) é o fato de que estamos míopes pra nossa própria vida neste momento. E, mais importante que isso, que dessa miopia nasce o sofrimento do qual fugimos e queremos eliminar correndo pra todo canto, com todas nossas estratégias e atividades, sem conseguir satisfação decente e digna.

É o problema com nossa visão (da vida, de nós mesmos e dos outros) que traz todos os outros problemas críticos do ser humano.

Então não é uma questão de termos um belo destino, que maravilha e tal, “ah, vai ser bom ter novos olhos, mas agora estou bem”. É uma questão de nos darmos conta que a situação atual é crítica, calamitosa. Não estamos bem. Nossa visão está, no mínimo, completamente turva e nos desorientando o tempo todo. 

Nossa visão não está num lugar bom, nem razoável. Nossa visão é a fonte dos problemas atuais.

Mas a situação se repete é que só vamos nos dar conta disso depois de muito apanhar com os tropeços e buracos. Com as crises e surtos. Aí, no meio de algum desses sofrimentos maiores, vamos nos questionar: “não é possível, deve ter algo que não estou vendo”.

Aí sim colocamos um pé no início da verdadeira viagem do descobrimento.

Enquanto isso, aguardamos a próxima crise.

//

Uma sugestão prática, que é algo que estamos fazendo bastante no trajeto da Grande Viagem: na próxima crise, use-a para fazer uma reflexão fundamental a esse respeito da visão. Pergunte-se: o que não estou vendo aqui? Que falta de visão (compreensão, consciência, etc) está me causando esse sofrimento?

É uma pergunta que faz bem pros olhos.

//

#autoconhecimento #visão #visãoespiritual #caminhoespiritual #marcelproust #henrymiller #frases #frasesereflexões #sofrimento #dukkha #crise #criseemocional #saúde #saúdemental #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“A liberdade (Moksa) como um dos principais propósitos da vida (Puru??rtha) tem
“A liberdade (Moksa) como um dos principais propósitos da vida (Puru??rtha) tem...
Leia Mais
Join the Conversation

3 Comments

  1. says: Lene Saldanha

    Nunca é sobre negação de nada, né. É só sobre ressignificar e ter sempre novos olhos para tudo e para o mesmo. Não é sobre “agora sou feliz”. É sobre “nossa, tem outros ângulos nessa história”. ???? post ????

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *