MAIS DIFÍCIL QUE O DHARMA “Muitos de vocês certamente receberam anos de treinam

MAIS DIFÍCIL QUE O DHARMA

“Muitos de vocês certamente receberam anos de treinamento e meditaram, praticaram e sabem que às vezes podemos nos sentir desencorajados – “o Dharma é tão difícil, é muito difícil. Acho que não vou conseguir”. É claro que eu também já passei por isso. Mas então eu me lembro – o Dharma é difícil, é mesmo difícil, mas tem uma coisa que é muito, muito mais difícil – que é não praticar o Dharma. E ter que fazer um esforço sem fim buscando no samsara algo que nos faça feliz, tentando encontrar proteção contra o mal, contra o sofrimento, e indo de uma vida para outra, tentando muito, sem nunca encontrar. É muito exaustivo buscar obter a riqueza, fama, uma posição de autoridade. Talvez a gente consiga e depois perca. Não há nada mais cansativo que o samsara, e ele não tem fim se não tivermos o Dharma”.
– LAMA ALAN WALLACE (no retiro “A Visão Iluminada de Samantabhadra”, Brasil 2022)

Talvez essa expressão “praticar o Dharma” seja muito ampla ou mesmo difícil para alguns, então podemos substituir por uma prática específica, como a meditação, por exemplo. Apenas para fim de compreensão. Assim, podemos dizer que praticar a meditação é difícil, por diversas razões – disciplina, concentração, falta de tempo, tédio, etc. Mas não praticar é mais difícil ainda, pois a vida não encontra sentido, a ansiedade não encontra um fim, ficamos repetindo padrões, “correndo atrás” da vida, etc.

Não fazer a prática pode ser conveniente, mas o custo é alto, mais alto do que fazer: a mente fica estagnada, as distrações se agravam, a presença é fortuita, as emoções desequilibradas, as fugas crescentes, entre tantos outros sofrimentos.

Não praticar é manter a “mente exausta, surrada sem dó pelo karma e por pensamentos neuróticos” (como diz o poema de Nyoshul Khen Rinpoche). Já sabemos que isso é ruim, apenas tentamos resolver da mesma maneira que não resolve nunca, sem prática do Dharma.

//

Isso me lembra aquela famosa frase, “se você pensa que a educação é cara, tente a ignorância”.

//

Via @jeannepilli ??

//

#dharma #budismo #espiritualidade #autoconhecimento #práticaespiritual #educação #ignorância #sofrimento #meditação #alanwallace #samsara #matrix

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“A minha fé mais profunda é que podemos mudar o mundo pela verdade e pelo amor”.
“A minha fé mais profunda é que podemos mudar o mundo pela...
Leia Mais
Join the Conversation

3 Comments

  1. says: Daniela Fregonese

    Que lindos, preciosos comentários @_dharmalog. Já havia lido o texto de Alan Wallace, cujos ensinamentos são riquíssimos… este post é a feliz entrada para um fim de semana com um pouco de silêncio – vibrando paz, alegria, amor ???

  2. says: ferraciolli09@hotmail.com

    Respeitosamente, os mesmos dados que comprovam a utilidade da meditação para a vida, faltam no que concerne à comprovação do carma que acaba reduzido a mais um artigo de fé. É exatamente neste ponto que alguém sem fé se afasta e repudia todos os discursos metafísicos. O que importa é estarmos conscientes de como nos afetamos, de como os encontros modulam nossa potência ou ânimo.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *