“O conhecimento do coração não está em nenhum livro e não pode ser encontrado na

“O conhecimento do coração não está em nenhum livro e não pode ser encontrado na boca de nenhum professor, mas cresce de você como a semente verde cresce da terra escura.”
// CARL G. JUNG (em “O Livro Vermelho”)

Não tem atalho. Cresce de você.

Professores são importantes, livros são importantes, experiência é importante, mas tudo isso é parte de uma grande caminhada para a sabedoria interna que vem do coração. O coração aqui não é uma palavra piegas romântica, mas uma expressão do âmago vivo e puro da consciência. Isso já existe em nós, estamos apenas distraídos demais e cheio de perturbação para perceber (e, infelizmente, para querer perceber).

Mas como posso alcançar o coração?

Jung continua:

“Mas como posso alcançar o conhecimento do coração? Você pode obter esse conhecimento apenas vivendo sua vida ao máximo. Você vive plenamente a sua vida se também vive o que nunca viveu, mas acabou deixando para os outros viverem ou pensarem (por você).”

Apenas vivendo sua vida ao máximo.

Que não é um manifesto hedonista, por favor. Não é maratonar todas as séries do Netflix, não é tomar todas as drogas nem comer todas as comidas nem fazer todas as viagens do mundo. Viver a vida ao máximo é experimentar o desconhecido mas principalmente estar bem vivo e se entregar aos movimentos genuínos da vida, seguindo o compasso interno a cada momento, que Jung sempre sublinhou. Não custa lembrar que ele é o autor do famoso adágio “quem olha pra fora, sonha; quem olha pra dentro, acorda”.

Viver a vida ao máximo é algo como se entregar àquilo que sentimos que é o caminho, o chamado, a cada momento. Livre das forças que nos impelem a viver o que os outros vivem, a pensar o que os outros pensam. Fazendo o melhor que se pode, com dedicação e presença, busca isso com sinceridade e autenticidade (que é, por si só, já um longo caminho).

Isso cresce coração.

//

Em março, zarparemos em uma segunda edição da nossa Grande Viagem do Autoconhecimento, que estreou no ano passado. É um estudo e um mergulho em 30 passos universais e essenciais do caminho espiritual. Mais infos em dharmalog.com/agrandeviagem.

//

#jung #filosofiadevida #livrovermelho #psicologia #frasesinspiradoras

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Como acontece de estarmos sem saber onde está nosso fogo no coração? Como acont
Como acontece de estarmos sem saber onde está nosso fogo no coração?...
Leia Mais
Join the Conversation

8 Comments

  1. says: Daniela Fregonese

    Vivaaa! A segunda Grande Viagem está para começar. Eu adorei, faria novamente sem pensar ?
    Entregar-se aos movimentos genuínos da vida, não ficar presa ao que já não faz o olho brilhar, saber reconhecer o que é meu e o que não precisa ser, ter um coração cada vez mais aberto e pulsante, sim, é o caminho. Tão simples… ao mesmo tempo, tão fácil desviar-me da rota.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *