“Quando estamos realmente vendo, estamos num estado de amor.” Jiddu Krishnamurti.

“Quando estamos realmente vendo, estamos num estado de amor.”
– JIDDU KRISHNAMURTI

A frase inteira, do livro “Liberte-se do Passado” (1969):

“Só a mente que olha as árvores ou as estrelas com total abandono de si própria, só essa mente sabe o que é a beleza, e quando estamos realmente vendo, estamos num estado de amor.”

Ou seja, uma presença tão presente e absoluta que há uma comunhão geral entre tudo, um instante em que o ego e os condicionamentos estão ensurdecidos, e sequer qualquer pensamento tem lugar nobre no campo da experiência.

E quem não está realmente vendo, tá fazendo o que?

Há uma parte interessante que ajuda a explicar isso, na mesma página do mesmo livro:

“A beleza reside no total abandono do observador e da coisa observada, e só pode haver auto-abandono quando há austeridade total, não a austeridade do sacerdote, com sua rudeza, suas sanções, regras e obediência; não a austeridade no vestir, nas idéias, no alimentar-se, no comportamento — porém a austeridade que consiste em ser totalmente simples, que é a humildade completa. Não há então realização, não há escada para galgar, só há o primeiro degrau, e o primeiro degrau é o degrau eterno.”

Essa idéia do passo único é recorrente na filosofia de Krishnamurti. Em um outro ensinamento ele diz: “O próximo passo é o primeiro passo, e o primeiro passo é o único passo”. Isso traz uma percepção profunda da presença, e desarma a mente de qualquer plano e preocupação com qualquer minuto futuro. Este passo e só.

Esse estado em sua forma mais consistente e verdadeira é uma conquista, embora, ao mesmo tempo, “simplesmente aconteça”. Para a maioria de nós, é preciso um abandono ativo, uma vontade de soltar e estar totalmente ali com as árvores e as estrelas. Um desejo austero de auto-abandono, como diz Krishnamurti.

Dessa sanidade nasce a vida.

#amor #presença #amar #sanidade #jiddukrishnamurti #krishnamurti #proximopasso #proximospassos #estadodeamor #oqueéoamor #oqueéamar #libertesedopassado #liberdade #libertação #mentesana #despertardaconsciência #despertar #austeridade #beleza #verdade #consciênciauniversal #truth #buscaespiritual #buscadaverdade #iluminação

* * * * *

Publicado também no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

Tags from the story
, , ,
More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Dúvidas, preocupações e problemas são conceituais”
“Dúvidas, preocupações e problemas são conceituais por natureza. Se eles forem relacionados...
Read More
Leave a comment

Your email address will not be published.