À BEIRA DE UM PRECIPÍCIO? ? “Cada um de nós está como uma pessoa à beira de um p

À BEIRA DE UM PRECIPÍCIO?
?
“Cada um de nós está como uma pessoa à beira de um precipício em ruína, com a terra cedendo rapidamente. Se pensamos “Estou com muito calor ou estou muito cansado, muito doente ou muito ocupado para fazer minha prática” é como dizer que não podemos fazer o esforço necessário para nos afastarmos da base que desmorona debaixo dos nossos pés. Significa que não compreendemos os quatro pensamentos*. Quando os entendemos por inteiro, nos damos conta da necessidade de saltar para longe. E mais ainda, quando vemos uma outra pessoa perto da borda, prestes a cair, corremos para ajudar; não alegamos estar muito cansados ou ocupados. ?
?
Para chegarmos a essa compreensão, é necessário refletir sobre os quatro pensamentos*, examiná-los de forma crítica e nos perguntar: “É verdade que não tenho alternativa para quebrar os infindáveis ciclos da existência senão praticar o Darma?”?
?
Por meio de contemplações repetidas, ou do que, às vezes, é chamado de “meditação analítica” conseguimos transformar os nossos padrões de pensamento mais entranhados. Se não contemplarmos, os mesmos velhos venenos da mente — ignorância, apego, aversão, inveja e orgulho surgirão, dia após dia, ano após ano. Simplesmente tentar aquietar a mente não é o suficiente para superá-los. ?
?
Esse tipo de prática de meditação é como apertarmos o botão “pausa” de um gravador para não escutar uma música da qual não gostamos. Enquanto seguramos o botão, nada ouvimos, mas, assim que o soltamos, a música que detestamos começa a tocar novamente. Na contemplação, fazemos mais do que interromper a fita — nós a apagamos e criamos uma nova. Transformamos os hábitos comuns da mente, bem como nossos pensamentos e ações negativos. Então ouvimos um som diferente — um som bem mais harmônico e benéfico.”?
— CHAGDUD TULKU RINPOCHE (em “Portões da Prática Budista)?
?
(*) Os Quatro Pensamentos são:?
1 . A preciosidade do nascimento humano.?
2. A impermanência. (“tudo é impermanente”)?
3. O Carma. (“a infalibilidade do carma”)?
4. O Oceano do Sofrimento. (“nada funciona no samsara”)?
?
Para se salvar do precipício:?
http://paraabracarapratica.com ?
?
Foto: Marius Schmidt?
?
#praticadodia #meditação

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Obrigadíssimo! Já somos 25.000 pessoas aqui reunidas em volta da “fogueira” do
Obrigadíssimo! Já somos 25.000 pessoas aqui reunidas em volta da “fogueira” do...
Leia Mais
Join the Conversation

3 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *