QUALQUER COISA MENOR NÃO É DIGNA? ? “No que diz respeito às coisas divinas, a cr

QUALQUER COISA MENOR NÃO É DIGNA?
?
“No que diz respeito às coisas divinas, a crença não é apropriada. Só a certeza é. Qualquer coisa menor que a certeza não é digna de Deus”.?
— SIMONE WEIL (1909-1943)?
?
Nos tempos depauperados que vivemos, é importante fazer um esclarecimento a respeito da palavra “certeza”. A certeza aqui é uma percepção da verdade, clara e tranquila como o sol é quente. Essa certeza da frase não é um dogma ou uma convicção qualquer, dessas que fanáticos gritam em redes sociais. É um conhecimento direto. Simone Weil afirmava que essas “coisas divinas” estavam numa realidade acessível ao ser humano, mas não eram do mundo de tempo e espaço em que ele normalmente vivia. E que era preciso de fato “acessar” essa realidade. Essa certeza tem a ver com esse acesso, com esse contato a partir de si mesmo e não de outros, de teorias, líderes ou cientistas.?
?
No início do meu caminho encontrei essa frase na abertura de um livro e mudou minha maneira de ver e ter esperança em respostas mais difíceis. Botei o livro debaixo do braço e levei. Na época, eu me dizia agnóstico e discutia muito, querendo aprofundar tudo que via, pra saber, mas a maioria das coisas (e pessoas) que eu encontrava sempre esbarram nas crenças. E, como quase toda crença, era fechada, não tinha fundamento firme, se escondia atrás de alguma autoridade inquestionável e não levava a maiores esclarecimentos. Eu havia crescido com raiva das crenças, e do povo que as tinha. ?
?
A frase de Weil se comunicava com uma profunda indignação que eu tinha: como pode tanta gente crer em Deus e nenhuma delas ter qualquer certeza a respeito disso (além de suas frases feitas e máximas religiosas memorizadas)? Eu sentia que vivíamos numa pré-história dos esclarecimentos espirituais. Simone Weil parecia cruzar essa fronteira e afirmar categoricamente que a crença era uma besteira. Depois eu viria a descobrir que Simone Weil havia sido agnóstica durante muito tempo, assim como fervorosa investigadora, filósofa, idealista e questionadora o suficiente para ir atrás do próprio Deus, sem intermediários. ?
?
CONTINUA NO PRIMEIRO COMENTÁRIO

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Sempre que você se sentir ansioso ou estressado, seu propósito externo tomou co
“Sempre que você se sentir ansioso ou estressado, seu propósito externo tomou...
Leia Mais
Join the Conversation

4 Comments

  1. says: Autoconhecimento & Espiritualidade, por Nando Pereira

    Essa frase dela, naquele livro, naquele momento, me abriu um clarão no horizonte. As perspectivas mudaram e eu senti que havia mais conhecimento possível. Eu nunca mais li Simone Weil, mas levei esse espírito em tudo que procurei. Esse “sim, é possível” é o espírito de grandes escolas de sabedoria como o Yoga e o Budismo, que não tem apreço por crenças, mas pela ciência da descoberta por si mesmo. Que é a única maneira de fato de ver a grande ilusão que nos metemos. Simone Weil havia encarnado esse espírito, e passado adiante. E pra mim, naquele momento, foi fundamental.
    Obrigado, Simone.
    Que possamos não nos contentar com qualquer coisa menor.
    #autoconhecimento #espiritualidade #caminhoespiritual #simoneweil #filosofia #psicologia #religião #sabedoria #frasedodia #yoga #budismo #dharma

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *