Pra contemplar [43]: belíssimo curta “Everyday” pergunta o que você faria se houvesse um 8º dia na semana? [VÍDEO]

Pergunta perfeita para uma sexta-feira, poderíamos imaginar. Mas só até vermos o vídeo inteiro: “Everyday“, um curta sueco de 4 minutos  é uma celebração da vida cotidiana que inspira de maneira singela. A partir da despretensiosa pergunta “O que você faria se tivéssemos uma semana de oito dias?“, um diálogo simples de um casal jovem percorre alguns de nossos desejos mais simples na vida cotidiana, mas que são também grandiosos, e, como a própria música do filme transmite, simples e completos ao mesmo tempo. Você teria mais tempo pra que? Ler mais livros? Aulas de dança? Diria mais às pessoas que gosta delas? Visitaria mais amigos? E se não tivesse o tal 8º dia? O que você faria?

O curta foi escrito, dirigido e editado por Gustav Johnasson (Young Directors Awards in Cannes), com direção de fotografia de Niklasjohansson, FSF, e música de Oskar Linnros.

“Filmamos tudo em quatro dias no nordeste da Suécia. As locações foram fundamentais porque queríamos trabalhar com luz natural.  Há algo de especial na luz do Nordeste da Suécia. É difícil de explicar e voc&e tem que ver por si mesmo”.
~ Gustav Johansson

Segue o vídeo em HD, no original em inglês, sem legendas. Se você preferir legendado, deixe um comentário que farei a tradução e legendagem para o português (UPDATE: o vídeo traduzido com legendas em português segue logo abaixo deste):

VÍDEO LEGENDADO EM PORTUGUÊS:

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Join the Conversation

21 Comments

  1. says: Marco Antonio Meyer

    Vivi oito anos na Suécia. Apesar de estar exilado
    (fui enviado pela Ditadura Militar algemado para
    a Argélia), vivi “everyday” situações como a do
    curta.
    A graça da vida (ou o motorzinho que detona e sementeia
    o seu viver)está na sua capacidade de amar.
    Ousar Lutar
    Ousar vencer…..
    Marco Meyer
    (Eu vi com legenda em português)

  2. says: norma7

    E se não tivesse o tal 8º dia? O que você faria?
    ==================================

    Já que em n/Planeta, a noção da passagem do tempo depende do evento que está ocorrendo (cadeiras de dentistas – uma eternidade. certos sinais fechados, em determinadas circunstâncias, também – rs.) e que há estudos sobre a sensação do “agora mesmo” era 1/2 dia e já são 18:00 ou o arrastar das horas que não passam, relacionados ao automatismo ou não, das tarefas executadas, qualquer TEMPO sobressalente/excedente seria programado/dimensinado por cada um de nós, da mesma maneira que os seus outros ‘colegas’ da semana, caso não lhe seja dado uma atenção especial, ficará incorporado a atividades já conhecidas e rotineiras e/ou afeitas.

    No meu caso, planejaria dormir um pouco mais, para compesar os outros dias.

    “O SONO NOS FAZ TORNAR NÓS MESMOS”

    de um livrinho, do Jaap Huibers sobre Fitoterapia.

    Boa Sorte, Norma

    Nando:
    Luz externa – Que linda!
    Interna: Que competência!
    Bjo Nac.

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *