Simples Mestre Tokuda

Sexta-feira tive a alegria e a sorte de conhecer o Mestre Tokuda, do Soto Zen do Japão – fundador do primeiro templo zen da América Latina (1976). Uma pessoa sábia e inspiradoramente simples. Ultimamente tenho pensado muito sobre a simplicidade e sempre que me pego falando que algo “é complicado” ou concordando com alguém nesse sentido, me lembro da simplicidade. No dia em que você perceber que tudo é belo, que é alegre e quando você estiver em paz, verá que as coisas são maravilhosamente simples. Como Mestre Tokuda. Esse encontro também foi ótimo porque conheci a Luz da Lua (ou seria o irradiante Sorriso da Lua?), a Georgia, e também o legendário e bem-humorado Migas! Vocês dois são ótimos, obrigado pelo convite e pela alegria. :)

“A única mente que pode enxergar a vida de maneira transformada é a simples. O dicionário define simples como “tendo ou sendo composto por apenas uma parte”. A percepção consciente pode absorver uma multiplicidade de coisas, da mesma forma como o olho consegue captar muitos detalhes ao mesmo tempo. Mas em si mesma a percepção consciente é uma coisa só. Ela permanece inalterada, sem acréscimos ou modificações. A percepção consciente é completamente simples; não temos de acrescentar nada, nem de modificá-la. É despretensiosa e isenta de arrogância. Não pode evitar de ser assim, a percepção consciente não é uma coisa, para ser afetada por isto ou aquilo. Quando vivemos a partir da pura percepção consciente, não somos afetados por nosso passado, nem pelo presente, nem pelo futuro. Uma vez que a percepção consciente nada tem que possa servir-lhe de fingimento, é humilde. É modesta. Simples.”
~ Charlotte Joko Beck, no livro “Nada Especial”

simples1
“[Do lat. simplice, por via popular.] Adj. 2 g. e 2 n.
1. Que não é duplo, múltiplo, ou desdobrado em partes
2. Que não é constituído de partes ou substâncias diferentes; singelo
4. Formado de poucos elementos, e, portanto, de fácil utilização ou compreensão; que não apresenta complexidade ou dificuldade; singelo (…)”
~ do dicionário Aurélio

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
What is Christmas
O significado de Christmas.
Read More
2 replies on “Simples Mestre Tokuda”
  1. says: Nessa

    nossa que experiência bonita, Nando! que tri! e conheceu a Giorgia, que legal!

    realmente a vida é bela e simples!

    COMMENT:
    Tive a honra de ser convidado, mas infelizmente não pude ir. Obrigado por ter feito essa ponte. Ah, sobre simplicidade x complexidade, poderíamos conversar horas. Tenho sérias dúvidas sobre o fato de serem conceitos opostos e excludentes. Volto ao assunto.

Comments are closed.