Perdendo o tempo antes mesmo que ele esteja aqui: a insanidade do nosso “tempo”

“A única coisa que está acontecendo é o momento presente, que está passando tão rápido que nós já praticamente o perdemos antes mesmo que ele esteja aqui”.
// JETSUNMA TENZIN PALMO

Olha o surrealismo da situação: já perdemos o momento presente antes mesmo dele chegar aqui. “Chegar aqui” (rs).

Ou como diria uma amiga: “meu Deus! Já é depois de amanhã!”

Essa é a insanidade dos nossos tempos. 

Melhor dizendo, a insanidade do nosso tempo. Do nosso tempo particular. Do meu, do seu. A insanidade do tempo de cada um de nós. Nosso tempo é essa taquicardia, essa ansiedade, essa ocupação constante. Uma esteira funcionando o dia inteiro. Nunca pára, nunca sossega. A Terra dá um giro sobre si mesma em 24h, e gira em torno do sol em 365 dias, mas nós estamos indo muito mais rápido. Nossos corpos são obrigados a habitar o momento presente, mas nossa mente não está interessada nisso. 

Obviamente o momento presente não está “passando tão rápido”, como a monja diz, é apenas uma força da expressão pra se referir à nossa perturbação mental, ao estado da nossa mente que opera numa velocidade tão alta e tão constantemente que o momento presente é como um foguete à velocidade da luz. É quase impossível percebê-lo.

//

Na verdade o encontro MENTES & TELAS não é pra falarmos de mentes e telas, é pra conseguirmos voltar a habitar o momento presente, o único lugar são da existência. É para buscarmos controlar esse processo maluco que o uso constante (displicente? exagerado? descontrolado? você define) dos celulares está causando às nossas mentes e que achamos que não causa, ou que causa pouco, ou que é tranquilo, que não prejudica.

A próxima vez que você sentir falta de concentração, procrastinação ou desmotivação, lembre-se de como e quanto está usando o celular. E lembre-se também do MENTES & TELAS (23/11). É justamente pra isso.

//

#momentopresente #jetsunmatenzinpalmo #presença #sanidade #saúdemental #aquiagora #frases #frasesereflexões #meditação #autoajuda #desenvolvimentopessoal #psicologia #estresse #ansiedade #curadaansiedade #procrastinação #faltadeconcentração #consciência #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Pelo contraponto.Pela desopressão.Pelo tempo mais natural. Arnaldo Antunes.
Pelo contraponto. Pela desopressão. Pelo tempo mais natural. Por menos velocidade. Pelo...
Leia Mais
Join the Conversation

2 Comments

  1. says: Daniela Fregonese

    Importantíssimo! Exato ??? „Eu nada te peço a ti, tarde de maio,
    senão que continues, no tempo e fora dele, irreversível,
    sinal de derrota que se vai consumindo a ponto de
    converter-se em sinal de beleza no rosto de alguém
    que, precisamente, volve o rosto, e passa…“ Drummond

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *