“Nosso ideal não é a espiritualidade que se retrai da vida” Sri Aurobindo

“Nosso ideal não é a espiritualidade que se retrai da vida, mas a conquista da vida pela força do espírito”.
– SRI AUROBINDO

O filósofo indiano tinha a visão de que o mundo é um “esforço da manifestação do Divino”, e assim que os humanos eliminassem a barreira que os separa (em suas próprias mentes) do Divino, a “humanidade divina” nasceria e estaríamos todos estabelecidos num estado de Yoga permanente e libertador. “E a vida seria remoldada pela força, luz e verdade do espírito”.

É como uma evolução darwiniana, só que a partir de e em direção ao espírito e ao estado divino, e não somente pelos termos da sobrevivência ou adaptação. Ou, quem sabe, esses termos seriam uma parte mais primitiva da evolução do espírito, que estaria destinado a encontrar o estado divino em si mesmo.

Aurobindo diz que o Yoga reduz a possibilidade da evolução do ser humano ao direção ao divino em uma vida, enquanto a evolução desassistida pelo método levaria “muitos séculos ou muitos nascimentos”.

É uma visão bonita da humanidade e da Terra, e de nossas possibilidades. Embora com abordagens diferentes, de certa forma tem paralelos com a visão do autor contemporâneo Eckhart Tolle, em seu livro “Um Novo Mundo”.

//

Essa frase do post está na divulgação de um novo filme animação sobre a visão de Sri Aurobindo que está sendo concebido na Índia neste momento, chamado “A New Dawn”. Mais em anewdawn.in.

//

#sriaurobindo #eckharttolle #divino #divindade #yoga #todavidaéyoga #alllifeisyoga #espiritualidade #espírito #ioga #yogaintegral #iogaintegral #verdade #despertardaconsciência #filme #animação #frasedodia #frasesereflexões #evolução #dharma

* * * * *

Publicado também no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Leave a comment

Your email address will not be published.